Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Covid | Seis novas vacinas estão em testes clínicos de fase 3 no Brasil

03.11.2021
07:39
FONTE: Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Tânia Rêgo | Agência Brasil

    Foto: Tânia Rêgo | Agência Brasil

Seis novas vacinas contra covid-19 fazem testes clínicos de fase 3 em voluntários brasileiros. Duas delas são desenvolvidas por pesquisadores chineses.

 

A Clover fez uma parceria com a australiana PTY para desenvolver uma vacina que usa partes da proteína S do coronavírus para imitar o agente causador da covid-19 e treinar nosso sistema imunológico para o caso de contaminação. Os testes envolveram 12.100 moradores do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com 18 anos ou mais.

 

A infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia Tânia Chaves destaca a segurança das vacinas desenvolvidas a partir de proteína.

 

Já a vacina da Academia Chinesa de Biologia Médica é feita a partir de vírus inativado e foi testada em quase 8 mil brasileiros de 18 anos ou mais, moradores de Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

 

O infectologista André Ricardo da Silva, que integra o Grupo de Trabalho Covid da Universidade Federal Fluminense, conta que esse tipo de imunizante é fabricado de forma parecida com aqueles que nós tomamos ao longo da vida.

 

Entre as vacinas que usam vírus inativado estão a da gripe, cólera, peste bubônica, raiva, poliomielite e hepatite A. Já a técnica de vírus ou bactérias atenuados é usada nos imunizantes contra tifo, sarampo, febre amarela, catapora, caxumba e rubéola.

 

Na próxima reportagem vamos explicar em que momento uma vacina pode ser considerada segura para ser aplicada de forma ampla na população.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO