IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO
Entre os dias 24 a 27 de julho, a cidade de Cristalina em Goiás, se tornou o principal ponto de encontro da tradição gaúcha no país. O Encontro Nacional da Tradição Gaúcha, considerado o maior evento do gênero fora da Região Sul, reuniu milhares de participantes de todo o Brasil em quatro dias de intensa celebração cultural, campeira, artística e esportiva.
O evento foi promovido pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), e abrigou três grandes atividades: a 16ª edição do Festival Nacional de Arte e Tradição (FENART), a 21ª Festa Campeira Nacional de Campeões e os 11º Jogos Tradicionalistas. São competições que abrangem diversas faixas etárias reunindo representantes de diferentes estados, valorizando a diversidade e a continuidade das tradições gaúchas.
As provas artísticas incluíram danças tradicionais, declamação de poesias, interpretação de causos e outras manifestações do folclore sulista. No campo esportivo, foram disputadas modalidades como bocha, bolão e truco. Já as provas campeiras resgatam práticas do cotidiano rural, como a prova de rédea, laço, chasque e vaca parada — esta última voltada ao público infantil.
A Delegação do CTG Sentinela da Tradição de Lucas do Rio Verde trouxe um grande número de premiação, tanto em apresentações individuais quanto coletivas.
- 3⁰ chula Xirú Cesar
- 1⁰ lugar violão mirim João Victor
- 2⁰ lugar violão Xirú Robson
- 3⁰ lugar gaita botão mirim Pedro Henrique
- 3⁰ lugar gaita piano veterana Biro
- 3⁰ conjuntos instrumental Biros
- 3⁰ interprete juvenil Larissa
- 2⁰ intérprete veterana Eli
Invernadas
1• lugar saída de palco Veterana
2• lugar de entrada de palco Juvenil
2 • Lugar de saída de palco Juvenil
1• Lugar Danças Tradicionais Juvenil
4• Lugar Danças Tradicionais Mirim
IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO