Mato Grosso, 03 de Novembro de 2026
Mato Grosso

Curso de marcenaria da Seciteci abre portas para reinserção de reeducandos: "é uma segunda chance"

01.11.2026
10:15
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • marcenaria_na_cadeia

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) oferece um curso de marcenaria destinado a pessoas privadas de liberdade na Cadeia Pública de Campo Novo do Parecis. A formação, com carga horária de 160 horas, integra o Programa Estadual de Qualificação (PEQ) e é ofertada por meio da Escola Técnica Estadual (Etec) de Tangará da Serra, em parceria com a unidade prisional.

Para os participantes, a chegada do curso representa a possibilidade de aprimorar habilidades e conquistar uma certificação profissional. Um dos reeducandos participantes já possui experiência no ramo e acredita que a formação contribuirá para sua trajetória profissional após o cumprimento da pena.

Ao todo, 11 reeducandos participam da capacitação, que combina aulas teóricas e práticas para promover a qualificação profissional e ampliar as possibilidades de reinserção no mercado de trabalho.

A diretora da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra, Wérica Nascimento, destaca que a oferta da qualificação profissional representa uma oportunidade de construir novas perspectivas para os participantes.

A formação é desenvolvida com acompanhamento pedagógico e administrativo da equipe da Etec de Tangará da Serra, garantindo o desenvolvimento das atividades e o suporte necessário aos estudantes durante o processo de aprendizagem.

De acordo com a supervisora regional Ester Carvalho, a iniciativa está alinhada à Lei de Execução Penal (LEP), que prevê a assistência educacional às pessoas privadas de liberdade.

A Cadeia Pública de Campo Novo do Parecis já desenvolvia atividades de marcenaria com os reeducandos. Com a parceria da Seciteci, o trabalho passa a contar também com formação profissional estruturada, professores qualificados e certificação oficial.

O diretor da unidade prisional, Edivano Trindade, explica que a capacitação permitirá aos participantes aperfeiçoar conhecimentos que já utilizam nas atividades produtivas realizadas no local.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO