Mato Grosso, 02 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Dengue explode no Brasil: já são mais de 217,4 mil casos e 15 mortes apenas este ano

31.01.2024
08:43
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Reprodução

    Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde atualizou dados referentes à dengue, uma das principais preocupações de saúde pública neste começo de 2024.

 

O painel de monitoramento de arboviroses do governo já contabiliza mais de 217,4 mil casos da doença em 2024 – ou seja, apenas em janeiro.

 

É um número quase 5 vezes maior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram notificados 44.752 casos de dengue.

 

Além disso, 15 mortes pela doença já foram confirmadas este ano e 149 óbitos seguem em investigação.

 

O Brasil deve começar a vacinação contra a dengue nos próximos dias, agora em fevereiro. O imunizante que foi incluído no Programa Nacional de Imunização  pode ser aplicada tanto em quem já teve dengue quanto em quem nunca foi infectado.

 

Mas há um problema: faltam doses.

 

A farmacêutica que desenvolveu a vacina não tem capacidade de produção suficiente para a demanda brasileira e o nosso país deve ter acesso esse ano a só cerca de 6 milhões de doses.

 

Como a aplicação é feita com duas doses, significa que, no máximo, 3 milhões de pessoas serão vacinadas em 2024.

 

O Ministério da Saúde já discutiu a estratégia de vacinação com estados e municípios e decidiu que a vacina estará disponível em cerca de 500 municípios em 16 estados. Foram priorizadas as localidades com mais de 100 mil habitantes e com alto volume de casos de dengue tipo 2.

 

 

Serão vacinados, neste primeiro momento, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO