Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Politica

Deputado mantém empenho pela volta da UTI Neurológica em Lucas do Rio Verde

05.01.2021
15:05
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • deputado_mantem_empenho_pela_volta_da_uti_neurologica_em_lucas_do_rio_verde_5ff4ae7b8c900

A instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva Neurológica, ou popularmente UTI-neurocirurgiã, tornou-se urgente para os pacientes com risco de vida, em Lucas do Rio Verde e região.

 

A observação partiu do deputado Sílvio Fávero, na manhã desta terça-feira (5), durante sessão Plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso ao comentar antiga reivindicação da região. Por meio de uma indicação, Sílvio Fávero cobrou do governo Mauro Mendes, a volta da antiga UTI Neurológica que funcionava no Hospital São Lucas, situado no município.

 

Em sua justificativa, Sílvio Fávero disse que, atualmente, os pacientes são conduzidos, na grande maioria, para o município de Sorriso, mas muitos acabam morrendo, durante o trajeto ou sofrendo graves implicações em decorrência da precariedade no atendimento, além de aumentar as demandas no município vizinho.

 

“O tempo de espera de uma UTI e de um neurocirurgião tem ocasionado a perda de muitas vidas na região. O único hospital da cidade já contou com esse tipo de serviço e foi referência positiva para a saúde de Mato Grosso, mas há um bom tempo não oferece esse serviço”, argumentou o deputado.

 

A indicação foi encaminhada com cópia para a Secretária Estadual de Saúde sugerindo os recursos financeiros para a instalação da UTI Neurológica. Por ser um município no corredor da produção econômica da região Norte, Lucas do Rio Verde recebe um grande número de pacientes com complicações neurológicas. Além de casos no próprio município.

 

Profissionais da saúde em Lucas do Rio Verde avaliam a iniciativa parlamentar, como fundamental para salvar vidas. Recentemente, o deputado fez a entrega de uma ambulância com UTI Móvel para amenizar os problemas no trajeto até Sorriso, que fica a 80 quilômetros de Lucas. Os recurso para a compra do veículo foi de uma emenda do parlamentar, que tem feito indicações de novas ambulâncias para vários municípios.

 

Entretanto, os profissionais da saúde em Lucas, são de comum acordo de que a prioridade é para a criação e instalação de um centro de especialidades médicas, com cardiologistas, otorrino, neurocirurgiões, entre outros profissionais, que ainda são raros, principalmente, para a população de baixa renda no município.

 

A UTI neurológica possui uma estrutura específica dedicada ao tratamento de pacientes com as mais diversas patologias, desde acidente vascular cerebral (hemorrágicos ou isquêmicos) a traumatismos crânioencefálicos e infecções no sistema nervoso central (como meningite, por exemplo).

 

 

Atende também pessoas que tenham sido acometidas por aumento de pressão intracraniana ou processo de desobstrução dos vasos sanguíneos do cérebro.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO