Destaques do sub-23, o goleiro Santos, o lateral-direito Léo e o atacante Douglas Coutinho merecem subir para o grupo principal atleticano. Essa é a avaliação de comentaristas esportivos, como Guilherme de Paula e Cristian Toledo (da Rádio 98 FM Curitiba). O clube vai revelar o futuro dos vice-campeões estaduais nos próximos dias.
Santos, por exemplo, pode disputar posição com Weverton e Renan Rocha. Léo, titular em duas partidas da Copa do Brasil (nos 2 a 0 sobre o Brasil de Pelotas e nos 6 a 2 sobre o América-RN) briga por posição com Jonas. Já Douglas Coutinho, artilheiro do estadual, com 11 gols, tem concorrência maior.
Para o setor ofensivo, o técnico Ricardo Drubscky já conta com Ciro, Ederson, Marcelo e Marcão. Além do trio, Guilherme de Paula aponta outros jogadores que têm condições de integrar o grupo principal: Bruno Costa, Renan Foguinho, Hernani e Zezinho.
- Santos, Léo e Douglas Coutinho são jogadores que vão subir e concorrer diretamente por uma vaga de titular. O Zezinho tem que fazer parte do grupo principal também. O Bruno Costa é reserva. O Renan Foguinho pode ser alternativa. O Hernani também. Mas, por ser mais jovem, ele ainda pode continuar nesse processo de transição.
Para o setor de Zezinho, o comandante rubro-negro já conta com Elias, Everton, Felipe, Fran Mérida e Paulo Baier. Na defesa, ele tem Manoel, Cleberson e Luiz Alberto. Para a marcação no meio-campo, as opções são Deivid, João Paulo, Derley e Bruno Rossetto. Além deles, o comentarista Cristian Toledo também cita o atacante Crislan, autor de três gols no Campeonato Paranaense, como um dos destaques do sub-23. Dono do Blog Futebol Mutante, ele explica, porém, que alguns sobem para já brigar por vaga e outros, para compor o banco de reservas:
- O Douglas Coutinho tem tanta qualidade quanto o Marcelo em boa fase. O Santos é melhor que o Weverton. Já o Bruno Costa precisa ser reserva do Manoel e do Cleberson porque ele é melhor que o Luiz Alberto. Esses jogadores vão suprir carências do grupo.
O blogueiro Juliano Lorenz, o Fusca, concorda que Santos, Léo, Hernani e Douglas Coutinho merecem subir. Ele comenta sobre a sitação dos outros jogadores e defende que alguns sigam no grupo sub-23 ou sejam emprestados para ganhar experiência em outras equipes:
- Outros jogadores merecem uma avaliação criteriosa do que realizaram em todo o campeonato e não apenas em um ou dois jogos, como é o caso de Renan Foguinho, Bruno Costa, Crislan e Zezinho. A maioria do grupo sub-23 deve continuar na categoria ou ganhar rodagem em outros clubes.