Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Educador financeiro diz que 25% dos gastos mensais de uma família são desnecessários

15.02.2021
09:35
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • corte_de_custos_cidade

Nesse período de crise provocada pela pandemia da covid-19, é fundamental economizar.

 

Mas o que poucas pessoas sabem é que, em média, 25% dos gastos mensais de toda pessoa ou família são supérfluos ou desnecessários, segundo análises feitas pelo presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos.

 

Domingos vem a muitos anos trabalhando a educação financeira diretamente com as famílias, pois acredita que a mudança tem que ser de todos do grupo familiar e ele afirma que é possível adequar os gastos a esta nova realidade de crise que o mundo atravessa.

 

Para simplificar o caminho ele listou um passo a passo para diminuir ou eliminar esses excessos.

 

"Sempre ouço as pessoas dizerem que seu salário não é suficiente para as suas despesas. É preciso estar atento especialmente aos pequenos gastos, considerados sem muita importância, mas que quando somados fazem grande diferença no orçamento mensal", explica Domingos.

 

Para saber como reduzir ou cortar gastos faça um diagnóstico financeiro. Segundo o especialista é preciso conhecer todos os gastos, não apenas os maiores e mais expressivos, mas especialmente os menores e que são feitos sem muita atenção.

 

 

Para escapar dos gastos desnecessários, o educador financeiro sugere que a pessoa identifique seu comportamento, não faça "shopping terapia", tenha cuidado com o cartão de crédito e cheque especial e quando for ao mercado, leve uma lista.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO