Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Eleições 2020: partidos têm até esta quarta para realizar convenções

16.09.2020
09:40
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • TSE autorizou que os eventos que definem as candidaturas nas eleições sejam feitos de forma virtual ou presencial. Primeiro turno será em 15 de novembro.

    Foto: Reprodução

Acaba nesta quarta-feira (16) o prazo para os partidos de todo o Brasil realizarem as convenções que vão definir as coligações e escolher os candidatos a prefeito e vereadores nas eleições municipais. O último dia para registro da candidatura será em 26 de setembro.

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, este ano, que as convenções fossem realizadas de forma virtual, pelos partidos, por conta da pandemia do coronavírus, que já matou mais de 133 mil pessoas no Brasil.

 

Datas do calendário eleitoral

Regras: o que os candidatos e os eleitores podem ou não fazer

De acordo com a resolução, os partidos poderão realizar suas convenções em formato virtual ou presencial até 16 de setembro, atendendo às recomendações de saúde para evitar a propagação do vírus.

 

Este ano, a data do pleito foi adiada em decorrência do avanço no número de casos do novo coronavírus. O primeiro turno das eleições municipais acontece no dia 15 de novembro, e o segundo está marcado para o dia 29 de novembro.

 

Confira cronograma

-a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;

-31 de agosto a 16 de setembro: convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. Podem ser realizadas por meio virtual;

-31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia;

-27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet

-15 de novembro: 1º turno das eleições;

-29 de novembro: 2º turno das eleições;

-15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas;

-18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos;

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO