Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Politica

Eleições | Entidades cobram divulgação de patrimônio das candidaturas

04.08.2022
06:52
FONTE: Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Agência Brasil

    Foto: Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral restringiu nas eleições deste ano a divulgação de informações sobre os bens dos candidatos com base na Lei Geral de Proteção de Dados, aprovada em 2018 e em vigor desde 2020.

 

Mas, algumas associações de transparência de informações enviaram uma carta aberta ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luiz Edson Fachin; ao vice, ministro Alexandre de Moraes; e também à juíza ouvidora do Tribunal, Larissa Nascimento, pedindo a retomada imediata da divulgação completa das informações de declaração de bens dos candidatos, de acordo com o que prevê a Constituição, em relação ao acesso a informações públicas.

 

As entidades reclamam que o patrimônio dos candidatos das eleições deste ano não está sendo divulgado, no campo “descrição do bem”. Assim, não é possível saber, por exemplo, nome de empresas pertencentes a quem está disputando os cargos de presidente da República, governador, senador ou deputado.

 

Para Bruno Morassutti, diretor da agência “Fiquem Sabendo”, especializada na Lei de Acesso à Informação, a resolução do TSE é uma surpresa. Ele reclama que a restrição de informações impede que se identifique um possível conflito de interesses do candidato.

 

 

Ainda segundo a resolução do TSE, fica dispensada também a inclusão de endereços de imóveis, placas de veículos ou qualquer outro dado pormenorizado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO