Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Elite do surfe brasileiro corre para Nazaré em busca de onda histórica

27.10.2020
09:05
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Elite do surfe brasileiro corre para Nazaré em busca de onda histórica

    Foto: Raphael Alvim / Divulgação FMA

Entre esta quarta e quinta-feira (28 e 29), a Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, meca das ondas grandes, vai estar mais uma vez no centro das atenções do mundo do surfe. Isso porque uma sequência histórica de ondas é esperada para esses dois dias. Dois swells fora dos padrões se aproximam da Europa ao longo da semana. Essa característica aliada a uma meteorologia favorável à prática do surfe em ondas gigantes é o cenário perfeito para surfistas de todo o mundo tentarem superar limites.

 

É claro que o esquadrão brasileiro não poderia ficar fora do espetáculo. A elite verde e amarelo estará em peso em Nazaré em busca de uma onda histórica. Os big riders Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Carlos Burle, Maya Gabeira, Ian Cosenza, Caio Vaz e Michelle de Bouillons estão em solo português e prometem abrilhantar o evento, que tem tudo para ser épico.

 

Nazaré recebeu na última segunda-feira as primeiras grandes ondas da temporada, paredões de até 15 metros. Um aperitivo do que está por vir. A expectativa é que sejam formadas as maiores ondas já vistas em um mês de outubro na região de Nazaré nos últimos 40 anos. São esperados paredões de água de até 100 pés (30 metros). Para que se tenha uma ideia, o recorde de maior onda já surfada pertence ao paulista Rodrigo Koxa, 80 pés (24,4 metros).

 

Com dois títulos mundiais de surfe em condições extremas no currículo, Carlos Burle é um das referências do surfe brasileiro. O pernambucano radicado no Rio de Janeiro não tinha Nazaré no planejamento e resolveu embarcar para Portugal praticamente às pressas.

 

- Eu nem estava indo pro swell porque estava cheio de compromissos importantes com patrocinadores, fornecedores, mas é raro. É muito raro isso que a gente tá vendo, e é uma condição perfeita pra quebra de recorde. [...] O que a gente tá prevendo são as maiores ondas surfadas em Nazaré em condições perfeitas até hoje - ressaltou Burle.

 

O veterano que desafiou a natureza como poucos e construiu uma reputação invejável no esporte embarcou na noite desta segunda-feira para Portugal. Burle explicou por que a condição climática é tão favorável para uma semana épica no mundo do surfe. Para quarta-feira, a previsão é de nuvens com alguma precipitação, e sol na quinta.

 

- É uma ondulação criada por um storm (vento) muito grande, ventos muito fortes durante muito tempo sobre a superfície do mar, numa distância perfeita, chegando tão perto da costa sem influência do vento. É uma condição muito rara mesmo. É ondulação gigante, vento perfeito e também o tempo. É uma condição muito alinhada - explicou o surfista.

 

Outro brasileiro de renome em Nazaré é Pedro Scooby, que inclusive mora em Portugal. É possível dizer que o carioca tem uma relação visceral com as ondas de Nazaré. Em 2019, Scooby foi engolido por uma onda gigante na Praia do Norte. Por sorte, teve apenas uma contratura no ombro. Com as condições promissoras dos próximos dias, o big rider tenta controlar a expectativa.

 

- Acho que será o maior swell que já vi na minha vida, pela previsão. A gente vai saber realmente quando estiver na água na quarta e na quinta. Estou bem ansioso porque foram muitos anos vindo para Nazaré. Aqui é um lugar que tem muito vento, chuva, tempo ruim... Então surfar o mar de Nazaré com a possibilidade de ter uma ondas de 100 pés com sol e sem vento é um sonho, é o que sempre sonhei - disse Scooby.

 

Após o susto de 2019, Pedro Scooby voltou a surfar um swell apenas uma semana depois. A intenção era superar o medo e deixar para trás o momento difícil. O surfista já tem entrado na água durante os últimos dias e se prepara para que tudo corra bem na quarta e na quinta-feira.

 

- Obviamente dá aquela ansiedade, aquele medo de (a onda) estar muito gigante, mas também dá muita vontade de estar ali, né. De participar desse feito histórico - ressaltou. Perguntado como definir Nazaré em uma palavra, Scooby não pestanejou.

 

"Nazaré? Deus. Porque é a maior força da natureza que eu já tive contato na minha vida"

No ano passado, Scooby venceu o desafio "Gigantes de Nazaré" ao surfar a maior onda do evento do Esporte Espetacular. Confira no vídeo abaixo:

 

Outro grande nome presente em Nazaré essa semana é Maya Gabeira, que assim como Scooby também mora em Portugal. Em setembro desse ano, a Liga Mundial de Surfe (WSL) anunciou que a carioca bateu o próprio recorde de maior onda já surfada por uma mulher na história com a nova marca avaliada em 73,5 pés (22,4 metros). O recorde aconteceu durante uma competição da WSL, em 11 de fevereiro, em Nazaré, e superou a antiga marca de 20,7 metros.

 

O swell em Nazaré

Quarta: 9h (Brasil) / 12h (Portugal)

Quinta: 4h (Brasil) / 7h (Portugal)

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO