Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Em 86% dos acidentes de trânsito com morte em Cuiabá as vítimas são homens, diz estudo

22.05.2020
08:57
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • De acordo com o a pesquisa, a diferença entre o perfil da vítima em relação ao sexo, foi de 62 homens para cada dez mulheres.

    Mais da metade das mortes no trânsito em Cuiabá são de homens — Foto: Assessoria

Um estudo aponta que em 86% dos acidentes de trânsito com morte em Cuiabá, as vítimas são homens. O levantamento foi feito pela Secretaria de Infraestrutura do estado (Sinfra), com base em registros da Secretaria de Mobilidade Urbana da capital (Semob) dos últimos anos, até 2018.

 

De acordo com o a pesquisa, a diferença entre o perfil da vítima em relação ao sexo, foi de 62 homens para cada dez mulheres.

 

Como dado complementar, a Sinfra disponibiliza o Anuário de Trânsito 2019, que relaciona o número de condutores habilitados por sexo, sendo o masculino aproximadamente duas vezes maior que o feminino, motivo pelo qual se justifica parcialmente o maior número de acidentes, mas não a causa dos mesmos.

 

Em relação a faixa etária, o estudo mostra que 25,9% dos casos são de jovens recém habilitados, entre 18 e 25 anos e 24,1% são de adultos entre 26 e 35 anos. Ou seja, metade das mortes no trânsito são de pessoas entre 18 e 35 anos.

 

O perfil da vítima também mostra que, em 2018, as maiores vítimas estavam na posição de condutores dos veículos, (66%), predominando os motociclistas, com 48% dos casos.

 

Os pedestres ficaram em segundo lugar com 17%, seguidos por passageiros que representam 13%.

 

Segundo o boletim, observa-se que entre os pedestres, 65% dos atropelamentos foram causados por carros e 25% por motocicletas.

 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO