É bastante comum entre as mulheres que começam a perder peso, um misto entre a alegria de se verem mais magras e longilíneas, e a frustração de perderem algumas curvas, como as dos seios. O canal da Dr.
Phoenyx Austin, destinado à saúde dos cabelos e corpo, sempre se dedica a responder questões enviadas por suas inscritas. E essa é uma das principais queixas e pedidos de ajuda para como evitar o processo de perda do tônus nas mamas.
Como evitar a redução dos seios ao emagrecer
A má notícia
“As mulheres que ainda têm algum peso a perder querem saber se há alguma maneira de parar a redução dos seios, com algum tipo de exercício ou alimentação. Isso não existe”, diz a youtuber.
A principal razão é porque os seios são compostos basicamente por gordura. E, se você quer perder peso e emagrecer, precisa reduzir a quantidade de gordura do corpo como um todo. Não há como isolar o emagrecimento para apenas uma região apenas. No entanto, a velocidade e maneira como isso acontece pode variar muito de mulher para mulher, segundo suas condições genéticas ou hormonais.
E, ainda assim, cada corpo tende a queimar (e acumular) as reservas de gordura de forma individual. Ou seja, mais facilmente primeiro nas coxas, bumbum, e seios, só depois na barriga, por exemplo. Então, aceite. Em algum momento, se você está em processo de perda de peso, seus seios vão diminuir.
A boa notícia
Mas há uma forma de compensar a perda de gordura. Por baixo dessa estrutura mamária gorda, temos uma rede bem complexa de músculos. E essa camada muscular tem o mesmo desenho e potencial que o peitoral de um homem.
Se você trabalhar essa musculatura enquanto ainda está em processo de perda de peso, praticando exercícios de musculação e força, você pode aumentar essa camada de músculos e também o volume do seu peito. “Se você tem músculos peitorais fortes, consegue dar, inclusive, uma levantada nas mamas”.
E, segundo a youtuber, com os músculos trabalhados, seus seios vão parecer muito melhores, mais fortes e definidos. Ela sugere, para quem não gosta ou não tem acesso à halteres e equipamentos de academia, para fazer flexões de braço em casa mesmo.