Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
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Encalhado há três meses, navio começa a flutuar após retirada de 145 mil toneladas de carga no MA

03.06.2020
08:52
FONTE: G1

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  • Marinha do Brasil informou que encerrou a fase de retirada da carga do navio e que parte do convés, antes submerso, já aparece fora da água.

    Navio Stellar Banner está encalhado há duas semanas na costa do Maranhão — Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil informou que encerrou a fase de retirada da carga do Navio Mercante Stellar Banner, que está encalhado na costa do Maranhão desde o fim de fevereiro, com a remoção de cerca de 145 mil toneladas de minério de ferro e iniciou a etapa de reflutuação. A nota divulgada nesta quarta-feira (3) confirma também que nenhum dano ambiental foi registrado.

 

O Navio Patrulha Guanabara da Marinha do Brasil supervisiona os trabalhos. A Marinha disse, ainda, que o navio encontra-se com inclinação de 13,5 graus, 12 graus a menos após o encalhe, já expondo parte do convés que estava submerso. As atividades continuam em andamento.

 

"Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando o máximo de esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação", diz a Marinha na nota, sem definir um prazo para a flutuação completa do navio.

 

Antes da retirada do minério de ferro, outra operação foi realizada. O navio com bandeira dos Países Baixos 'Defender' foi contratado para retirar toneladas de óleo do Stellar Banner. A operação foi realizada no dia 12 deste mês e retirou 3,9 mil metros cúbicos de óleo da embarcação sul-coreana.

 

Área afetada

A área afetada no casco do navio é de cerca de 25 metros, segundo o chefe de Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval, Robson Neves Fernandes. Atualmente, não há registro de vazamentos.

 

No dia 28 de fevereiro, o Ibama havia verificado o vazamento de 333 litros de óleo no mar e o poluente havia se espalhado por uma área de 0,79 km². Um dia depois, o instituto afirmou que não visualizou mais as manchas de óleo encontradas anteriormente.

 

Inquérito

A Superintendência da Polícia Federal (PF) no Maranhão informou que abriu um inquérito para apurar possível crime ambiental no acidente do Stellar Banner. Antes, a Marinha já tinha informado que instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades sobre o caso.

 

Acidente com o Stellar Banner

O navio Stellar Banner sofreu duas fissuras no casco no dia 25 de fevereiro, logo após ter saído do Terminal Portuário da Ponta da Madeira em São Luís, com destino a um comprador em Quingdo, na China. A embarcação possui capacidade para 300 mil toneladas de minério de ferro e tem 340 metros de comprimento, o equivalente a dois campos de futebol.

 

Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, logo após identificar as fissuras no casco, o navio começou a afundar no Oceano Atlântico, a cerca de 100 km da costa do litoral do Maranhão. Por conta da situação de emergência, o comandante do navio emitiu um alerta e levou o Stellar Banner para um banco de areia.

 

O navio tinha 20 tripulantes, sendo 12 coreanos e oito filipinos. Após o resgate, seis estão ajudando na operação de salvatagem e seguindo as instruções da Capitania dos Portos. A Polaris informou que os outros 14 tripulantes da embarcação já estão em terra firme e devem ser repatriados.

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