Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Entenda o que é a Análise Ergonômica do Trabalho e quais são seus benefícios

19.08.2020
09:31
FONTE: Sistema FIEMT / GECOM

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Entenda o que é a Análise Ergonômica do Trabalho e quais são seus benefícios

    Foto: Divulgação/Senai-MT

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as pessoas passaram a se preocupar mais com o próprio estado de saúde e a investir em prevenção. As transformações de vida e de rotina nesse período estão fazendo com que as empresas também reforcem a importância de cuidar da saúde de seus colaboradores. Tanto para evitar adoecimentos, quanto para proporcionar qualidade de vida a todos.

 

Neste contexto, um fator de grande importância no ambiente de trabalho é a ergonomia, que é mais que uma obrigatoriedade legislativa e traz muitos benefícios para a organização. Tal documento é indispensável para as empresas que prezam por um local saudável e seguro, que impacta inclusive no aumento da produtividade e lucratividade.

 

“A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é o estudo psicofisiológico dos trabalhadores, que busca promover a perfeita integração entre as capacidades e limitações do trabalhador, suas condições de trabalho e a eficiência do sistema produtivo”, explica Taísa Trevizani, fisioterapeuta ergonomista do Sesi Saúde Cuiabá, que, assim como as demais Unidades de Saúde e Segurança do Sesi MT, oferece o serviço de elaboração da análise e assessoria para adequações ergonômicas para as empresas no estado.

 

De acordo com ela, o trabalho vai muito além de postura correta e cadeiras, a AET estuda cada atividade de um trabalhador e os equipamentos por ele utilizados, para identificar inadequações e fatores de risco para o mesmo, garantindo sua saúde e segurança.

 

O gerente de Saúde e Segurança do Sesi MT, Valdir Souza Junior, complementa que investir na ergonomia é investir na produtividade, desempenho e satisfação dos trabalhadores. Pois, dessa forma, medidas preventivas ou corretivas podem prevenir acidentes, corrigir erros e diminuir riscos.

 

“É uma ferramenta que permite analisar e identificar os riscos ergonômicos de um local de trabalho e de uma determinada atividade. O objetivo desse estudo é, portanto, reconhecer possíveis riscos ergonômicos (físicos, cognitivos e organizacionais) e mitigar/eliminar tais riscos, além de realizar ações prevencionistas, visando bem estar dos trabalhadores e maior eficiência dos processos de trabalho”.

 

Ele ressalta que os riscos ergonômicos podem estar relacionados às posturas de trabalho, à falta de iluminação, temperatura inadequada, atividades com altas demandas cognitivas, movimentos repetitivos, entre outros itens.

 

“Os benefícios deste estudo incluem melhora da produtividade; redução das faltas; melhores condições de trabalho (conforto e qualidade de vida); aumento do engajamento dos trabalhadores; cumprimento à Norma Regulamentadora nº 17; e redução de custos, de afastamentos e de níveis de estresse, entre outros”.

 

Plano

Para a elaboração do plano são analisados os riscos ergonômicos que o trabalho, suas atividades e tarefas podem oferecer. Avalia-se também o ambiente como um todo, o impacto que cada elemento gera e como cada aspecto pode prejudicar e até adoecer os profissionais.

 

A avaliação leva em conta fatores ambientais como a temperatura e a iluminação, fatores biomecânicos, organizacionais e outros relacionados ao conforto e bem-estar dos trabalhadores.

 

Priscila Barbosa de Sousa, gerente industrial da Rico Nutrição Animal, empresa instalada no Distrito Industrial, em Cuiabá, aponta a importância de atividades e ambiente laboral adaptados para proporcionar maior conforto físico e mental aos trabalhadores. Prova disso é que a organização contratou o serviço de elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho, sob orientação dos profissionais do Sesi SST Cuiabá.

 

“A grande importância e ter cada vez mais um ambiente saudável pra se trabalhar, melhorando a qualidade de vida do trabalhador e, é claro, obtendo melhores resultados e pessoas motivadas”, frisa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO