Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Entidades do setor rural de MT debatem o Plano de Agropecuária de Baixo Carbono

28.07.2022
08:58
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Embrapa

    Foto: Embrapa

Entidades do agronegócio se reuniram, esta semana, em Cuiabá, para debater ações do Plano de Agropecuária de Baixo Carbono, o Plano ABC+, no Estado.

 

O plano visa adotar práticas sustentáveis para serem aplicadas na agropecuária.

 

Na ocasião, 26 lideranças do agronegócio, entre elas o Fórum Agro MT, aderiram ao Comitê Gestor Estadual em prol de ações para garantir a implantação de práticas de manejo, uso sustentável dos recursos naturais e tecnologias de produção com vistas a adaptação à mudança do clima e redução de emissão de gases do efeito estufa.

 

Dessa forma, as 26 entidades que assinaram o Termo de Adesão vão se tornar membro do Grupo Gestor Estadual, responsável pela implementação do Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária.

 

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda Lima, o objetivo é ampliar as ações para fomentar a sustentabilidade e promover as tecnologias de baixa emissão de carbono.

 

Ele disse ainda que essas medidas conservadoras dos recursos naturais trazem para o produtor rural uma nova forma de trabalhar com a agropecuária, e mais rentável e qualidade de vida para o agro”, destacou Miranda.

 

Entre as tecnologias que devem ser implementadas por meio do plano ABC+ estão as práticas para recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto de grãos e hortaliças, bioinsumos, dentre outras medidas sustentáveis que podem ser aplicadas na atividade agropecuária. 

 

 

Além da apresentação do Plano ABC+, a Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, apresentou às entidades do agronegócio dados e informações sobre o Cadastro Ambiental Rural em Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO