Mato Grosso, 07 de Maio de 2025
Nacional / Internacional

ES desenvolve cartão único para passe escolar, cantina e presença

31.10.2012
15:17
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cartão Cidadão vai funcionar com tecnologia de certificado digital
Um projeto pioneiro no Brasil está sendo desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). Os alunos da rede estadual vão poder usar um mesmo documento, o 'Cartão Cidadão', para identificação escolar, retirada da merenda e transporte nos ônibus. O projeto está na fase piloto e será implantado em 2013, segundo o governo do estado.

A estimativa é que, aproximadamente, 330 mil professores e alunos da rede estadual possam utilizar o serviço. O Cartão Cidadão vai funcionar com a tecnologia de um certificado digital (recurso que valida atividades online com alto nível de segurança) e contará com chip, foto do usuário e informações pessoais (nome, data de nascimento, número da identidade e sexo).

Esse cartão vai substituir o vale-transporte e funcionará como um ticket para o aluno utilizar na cantina do colégio. Ele ainda vai permitir a conferência da chamada eletrônica pelos professores.

“Poderemos diminuir, consideravelmente, os gastos com a emissão de novos cartões pelo governo, que podem chegar a R$ 2,5 milhões anuais. O investimento inicial nesse projeto está sendo levantado junto com a Sedu”, destaca o presidente do Prodest, Victor Murad Filho.

Segundo o presidente da Prodest, esse recurso também vai permitir que os capixabas tenham acesso às atividades dos órgãos estaduais por meio do computador e de dispositivos móveis, como tablets e celulares. Isso será possível com a criação de um portal com informações personalizadas de cada usuário.

Segurança

A falsificação não será mais possível com a certificação digital, segundo a Prodest. Cada usuário terá uma senha própria para utilizar o cartão, que funcionará de forma semelhante aos utilizados pelos clientes de um banco. Por meio de um portal que está em fase de construção, o usuário deverá fazer o login e inserir dados do cartão para ter acesso aos serviços oferecidos. Esse site vai ter dados personalizados, possuir um histórico do usuário e mostrar os serviços que estão mais próximos.

“Em vez de o cidadão ficar utilizando vários sites de órgãos estaduais para ver os serviços disponíveis ou ficar ligando para as repartições públicas, ele terá em um único local todas as informações de que precisa. Esse portal vai funcionar como se fosse um perfil na rede social com dados personalizados”, explica Victor Murad Filho.

Para que diversos serviços do estado sejam disponibilizados eletronicamente, serão utilizados programas e perfis de usuários que estarão armazenados no chip do Cartão Cidadão, que terá validade de cinco anos.

Entenda como vai funcionar o Cartão Cidadão

- O estudante da rede estadual recebe o Cartão Cidadão. Uma senha, foto e informações personalizadas (número da identidade, data de nascimento e sexo) serão os elementos de identificação.

- Esse cartão, aproximado à catraca, permitirá que o aluno entre e seja identificado no controle de acesso da escola. Além disso, o estudante poderá utilizá-lo como vale-transporte. Nesse caso, só poderá usá-lo no turno em que estiver estudando.

- Na sala de aula, o estudante terá que confirmar a presença, passando o cartão em uma leitora. Na cantina, o Cartão Cidadão permitirá o consumo da merenda escolar ao passar por outra leitora. Nesse caso, o estudante só poderá usá-lo para fazer a refeição no turno em que estiver estudando.

- Pelo computador, o professor acessará o portal do Cartão Cidadão, onde digitará uma senha e obterá informações sobre o desempenho dos estudantes e a presença em sala de aula.

- Os critérios para distribuição do Cartão Cidadão serão definidos pelo governo do estado. Professores e alunos da rede estadual serão os primeiros a recebê-lo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO