IMPRIMA ESSA NOTÍCIA
ENVIE PARA UM AMIGO
A Escola de Governo de Mato Grosso, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento de Gestão (Seplag-MT), consolidou, em 2025, um conjunto de entregas estratégicas que ampliaram a oferta de cursos, fortaleceram parcerias institucionais e modernizaram a sua estrutura física, resultando em crescimento expressivo na certificação de servidores e líderes do Poder Executivo estadual. Até 17 de dezembro deste ano, alcançou a marca de quase 15 mil certificados emitidos, com aumento de cerca de 20% em relação a 2024.
Entre as principais entregas do ano estão a reforma total da Escola de Governo e a implantação do Studio Maker, que ampliam a capacidade de produção de conteúdos educacionais e de inovação com metodologias diferenciadas de ensino. Outro marco institucional foi a publicação da Lei nº 12.898, de 5 de junho de 2025, que regulariza a atividade instrutora no âmbito da Escola de Governo, garantindo maior segurança jurídica e valorização dos instrutores.
O ano também foi marcado pela consolidação do Plano de Desenvolvimento de Cursos e de importantes parcerias estratégicas, como os termos firmados com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), por meio das iniciativas Enap Aqui e Escola Virtual de Governo (EV.G), além do Termo de Colaboração em Rede das Escolas de Governo Sistêmicas.
Para o secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, capacitar os servidores estaduais é essencial para o funcionamento e a eficácia da prestação de serviços da administração pública à sociedade.
“A Escola de Governo é uma instituição fundamental para o Governo de Mato Grosso, pois investe de maneira objetiva na qualificação dos servidores, impactando diretamente a qualidade dos serviços oferecidos à população. O novo prédio e os projetos concretizados neste ano simbolizam mais um passo rumo à modernização e à valorização do serviço público”, destacou o secretário.
Mais cursos e mais servidores capacitados
Ao longo deste ano foram ofertados aproximadamente 300 cursos próprios e em parceria, representando crescimento superior a 30% em relação ao ano anterior. As formações foram distribuídas entre 145 cursos na modalidade de Ensino à Distância (EaD), quatro híbridos e 150 presenciais. Esse avanço contribuiu para a certificação de 650 líderes, ultrapassando em quase 165% a meta estabelecida, com crescimento de cerca 7% em comparação a 2024.
O lançamento de novos programas reforçou o compromisso com temas estratégicos e envolveu todas as áreas da administração pública. Destaque para os programas Mulheres que Protagonizam o Serviço Público; Servidoras e Servidores pelo Clima; Outubro Rosa e a formação relacionada à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), promovendo a conscientização e o engajamento dos servidores em pautas sociais relevantes.
Para 2026, a secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Kliemaschewsk, informa que estão previstos novos produtos e serviços que irão alavancar ainda mais a excelência do serviço público.
“Teremos muitas novidades, dentre elas dois cursos de pós-graduação: em Governo Digital e em Governança Pública, além da especialização que já existe em Gestão Pública com foco na Eficiência. Todos esses cursos buscam ampliar as competências dos servidores e a eficiência dos serviços prestados à sociedade mato-grossense”, disse a adjunta, anunciando também o lançamento da Revista Científica da Escola de Governo.
A Instituição de Ensino também publicou 27 edições do Boletim de Cursos, ampliando a transparência e o acesso às informações sobre as oportunidades de capacitação ofertadas aos servidores estaduais.
Parcerias, eventos e produção de conhecimento
Outro resultado de destaque foi a conclusão da parceria entre Google e Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que disponibilizou quatro ciclos de cursos da plataforma Coursera, certificando 635 servidores. Na área de produção e disseminação do conhecimento, a Escola realizou a 4ª edição do Programa de Gestão do Conhecimento, com a temática Pesquisa e Gestão Pública: Conectando Saberes à Melhoria dos Serviços, reunindo quase 380 servidores e apresentando mais ou menos 60 trabalhos de mestrado e doutorado.
O calendário institucional também incluiu a realização do II Simpósio de Compras Públicas, com palestras e oficinas que resultaram na certificação de pouco mais de 715 servidores, fortalecendo a qualificação técnica em uma área estratégica da gestão pública.
IMPRIMA ESSA NOTÍCIA
ENVIE PARA UM AMIGO