Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Escolas aderem à paralisação pela educação em Lucas do Rio Verde, diz sindicato

15.05.2019
08:17
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Sintep

    Divulgação

Algumas escolas da rede pública em Lucas do Rio Verde aderiram à paralisação convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) para esta quarta-feira (15) como protesto às políticas defendidas pelo Governo Federal na área da educação. A presidente do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público), Tânia Jorra, informou que unidades escolares em todo o Estado manifestaram apoio e aderiram à mobilização nacional. De Lucas do Rio Verde confirmaram adesão as escolas Dom Bosco, Luiz Carlos Ceconello e Márcio Shabat. Da rede municipal, devem aderir a Olavo Bilac e Caminho para o Futuro. O IFMT também deve aderir à paralisação.

 

“Estamos com várias problemáticas na educação. Estamos com cortes na educação pública, universidades e IFs, estamos com um debate em relação ao Fundeb, que em 2020 será encerrado, e estamos chamando a categoria, trabalhadores, vereadores, deputados, o Executivo de forma geral, eles vêm pra debater essa questão, porque precisamos verificar essa situação”, explicou a presidente, assinalando que o fim do Fundeb deve trazer transtornos à educação nos municípios, pois o Fundo da Educação do Ensino Básico assegura parte da remuneração dos profissionais em sala de aula.

 

Outro item que pauta essa mobilização é a desvinculação do investimento em saúde e educação. “Nós temos hoje a obrigatoriedade de investir no mínimo 25% em educação e 15% em saúde, e o governo defende a desvinculação”, disse.

 

Em Lucas do Rio Verde, os profissionais devem se reunir na sede do Sintep, a partir das 14h30, com uma rodada de debates. Às 16 horas, o grupo se dirige até a rotatória da Rosa Mística de onde sai em caminhada até a Praça dos Migrantes pela Avenida Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO