Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Especialistas defendem vacinação contra covid-19 para todas grávidas

24.05.2021
09:27
FONTE: Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Pinterest/Divulgação

    Foto: Pinterest/Divulgação

As gestantes e os fetos fazem, sim, parte do grupo de risco para a covid-19, como defenderam os especialistas que participaram de audiência pública nesta sexta-feira, no Senado, que debateu questões sobre a pandemia. Por isso, eles reforçaram que as mulheres grávidas sem comorbidades também devem ser vacinadas contra o novo coronavírus.

 

A médica obstetra e pesquisadora Melania Amorim, disse que não concorda com a restrição de vacinação contra a covid de gestantes, baseada em risco de trombose. Ela relata que, de acordo com recente estudo britânico, esse risco é muito baixo e que as vacinas são seguras, enquanto o risco de morte das gestantes contaminadas por covid é 60 vezes maior.

 

Dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 indicam que o número de mortes pelo coronavírus entre grávidas e mães de recém-nascidos aumentou 145 por cento em 2021 em relação à 2020. Uma das causas apontadas para esse crescimento é a dificuldade no acesso a tratamento adequado. E que uma em cada cinco gestantes e puérperas mortas por covid-19 não tiveram acesso a UTIs.

 

Também foi apresentado na comissão que a covid está deixando sequelas em muitas pessoas, que podem prejudicar a vida pessoal e profissional, como apontou Eduardo Baptistella, diretor-presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.

 

 

Durante a audiência, o presidente da comissão temporária da covid, senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, informou que pretende colocar em votação um requerimento pedindo a inclusão das grávidas na vacinação contra o novo coronavírus.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO