Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Estados e municípios pedem manutenção do estado de emergência de saúde

22.04.2022
09:36
FONTE: Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

    Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

Estados e municípios pediram ao Ministério da Saúde, pelo menos, 90 dias para o encerramento do estado de emergência de saúde pública provocado pela pandemia de covid-19. O pedido foi feito nesta terça-feira em um ofício enviado pelos conselhos nacionais que representam os secretários de saúde de todo o país.

 

As entidades manifestam preocupação com o fim da emergência de forma tão repentina. De acordo com os conselhos, existe um conjunto de leis, regras e políticas públicas vinculadas a essa situação, entre elas, a ampliação de políticas, a celebração de contratos com fornecedores e a contratação de profissionais.

 

Os secretários afirmam que a pandemia não acabou. E, por isso, ainda são necessárias as políticas para conter a circulação do vírus, ampliar a vacinação e reduzir o risco de novas infecções. Para os secretários estaduais e municipais de saúde, o período de 90 dias seria ideal para fazer a transição até o fim do estado de emergência de saúde.

 

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que “mantém permanente diálogo com estados e cidades e reforça que nenhuma política pública será interrompida com a medida”. Ainda segundo o ministério, “o cenário epidemiológico permite o encerramento da Emergência de Saúde Pública de Interesse Nacional, além da alta cobertura vacinal e a capacidade de resposta e assistência do Sistema Único de Saúde”.

 

 

O fim da situação de emergência foi anunciado no último domingo pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele prometeu publicar uma portaria, detalhando as regras que vão valer a partir de agora, mas o documento ainda não saiu.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO