Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Estudo busca melhores características para produção de milho

04.06.2019
15:30
FONTE: Agrolink

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Milho

    Foto: Reprodução

Um estudo genético realizado por mexicanos e brasileiros está buscando novas e melhores características para produzir mais milho de melhor qualidade. As características envolvem o desempenho, bem como altura da planta, aparência das primeiras orelhas e ângulo de inclinação das folhas.

 

"Minha tese está focada na busca por regiões genéticas associadas a características que possam influenciar indiretamente o desempenho. Estamos trabalhando em um nível genético, o DNA de cerca de 200 plantas de milho foi extraído. Estamos olhando para grupos de marcadores SNP, que são um nucleotídeo dentro de um genoma, a fim de procurar uma região, não apenas uma seção específica dentro do genoma, mas uma região dentro do genoma que pode estar associada a uma determinada característica. Isso apresenta várias vantagens, porque se falamos de uma região, é um segmento maior, portanto podemos encontrar genes candidatos que possam estar participando da expressão da característica ", explicou Carlos Maldonado, estudante de doutorado em Ciências, da Universidade de Talca, no México.

 

Maldonado disse que "já foi provado que quanto maior o ângulo da folha maior, maior é a captação de luz, pois auxilia a fotossíntese e a produção de grãos. Encontramos uma região que está associada ao ângulo da folha que influenciou cerca de 15% da variação que eles representaram entre os diferentes indivíduos. Se temos um setor de cultivo no qual o ângulo da folha não é reto, ou perpendicular à planta, ocupa mais espaço, portanto as plantas têm que estar mais separadas umas das outras”.

 

As plantas de folhagem podem crescer para cima ao longo de um maior número de plantas por quilómetro quadrado que aumenta o desempenho e também em estudos anteriores, este ângulo da lâmina diminui a ocorrência de doenças e de agentes patogénicos de plantas tendem a ter menos".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO