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A Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira que o fim de semana do GP da Emilia-Romagna, a ser disputado em Imola no dia 1º de novembro, terá um formato diferenciado, com apenas dois dias de atividades, sábado e domingo. Apenas um treino livre será realizado no sábado antes da classificação - o domingo, como de costume, só terá a corrida.
Além disso, os horários das atividades serão diferentes em relação às demais corridas na Europa: o treino livre será realizado às 10h no horário local (6h de Brasília) e terá 90 minutos de duração. Normalmente, o treino livre de sábado tem 60 minutos e começa ao meio-dia (horário local).
Já a classificação, que normalmente se inicia às 15h nas corridas europeias, começará às 14h (10h de Brasília). No domingo, a corrida terá largada às 13h10 (9h10 de Brasília), duas horas antes do que costuma acontecer nos eventos realizados na Europa.
A adoção desse formato de dois dias visa a permitir às equipes um dia a mais para o deslocamento de equipamentos e pessoal desde Portimão, onde será disputado GP de Portugal no fim de semana anterior. O autódromo na região do Algarve fica a cerca de 2.400 km de Imola.
Por outro lado, comenta-se nos bastidores da F1 que a condensação das atividades em Imola em apenas dois dias visa a uma experimentação a ser analisada para as próximas temporadas na Fórmula 1, como uma forma de reduzir os custos das equipes.
PROGRAMAÇÃO DO GP DA EMILIA-ROMAGNA
DIA HORÁRIO (DE BRASÍLIA) ATIVIDADE
SÁBADO - 31 DE OUTUBRO6HTREINO LIVRE
SÁBADO - 31 DE OUTUBRO10HCLASSIFICAÇÃO
DOMINGO - 1º DE NOVEMBRO 9H10 CORRIDA
Imola recebeu F1 27 vezes
O Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, recebeu a Fórmula 1 em 27 ocasiões consecutivas, de 1980 a 2006. No primeiro ano, a pista foi o palco do GP da Itália, enquanto Monza estava em reformas, e, a partir da temporada seguinte, a corrida passou a receber o nome de GP de San Marino, pequeno país encravado na Itália - na F1, os eventos num mesmo país precisam ter uma diferenciação de nome. Agora, a corrida em Imola terá o nome de GP da Emilia-Romagna, região onde fica o autódromo.
Nelson Piquet (1980 e 1981) e Ayrton Senna (1988, 1989 e 1991) foram os brasileiros que venceram no circuito italiano. No entanto, em 1994, Imola entrou para a história pelos acidentes fatais do austríaco Roland Ratzenberger e do próprio Senna. As condições de segurança do autódromo foram criticadas, e o circuito passou por uma grande reforma, com a criação de duas chicanes nas curvas onde ocorreram as batidas de Ratzenberger e Senna.
A última vez na qual a Fórmula 1 visitou Imola foi em 2006, em prova vencida por Michael Schumacher. Aliás, o alemão é o maior vencedor da pista, em sete oportunidades. Do atual grid da F1, apenas Kimi Raikkonen já correu na pista italiana.
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