Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

F1 confirma formato de dois dias em Imola, com apenas um treino livre e horários diferenciados

04.08.2020
08:02
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • F1 confirma formato de dois dias em Imola, com apenas um treino livre e horários diferenciados

    Vista aérea do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola — Foto: Divulgação

A Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira que o fim de semana do GP da Emilia-Romagna, a ser disputado em Imola no dia 1º de novembro, terá um formato diferenciado, com apenas dois dias de atividades, sábado e domingo. Apenas um treino livre será realizado no sábado antes da classificação - o domingo, como de costume, só terá a corrida.

 

Além disso, os horários das atividades serão diferentes em relação às demais corridas na Europa: o treino livre será realizado às 10h no horário local (6h de Brasília) e terá 90 minutos de duração. Normalmente, o treino livre de sábado tem 60 minutos e começa ao meio-dia (horário local).

 

Já a classificação, que normalmente se inicia às 15h nas corridas europeias, começará às 14h (10h de Brasília). No domingo, a corrida terá largada às 13h10 (9h10 de Brasília), duas horas antes do que costuma acontecer nos eventos realizados na Europa.

 

A adoção desse formato de dois dias visa a permitir às equipes um dia a mais para o deslocamento de equipamentos e pessoal desde Portimão, onde será disputado GP de Portugal no fim de semana anterior. O autódromo na região do Algarve fica a cerca de 2.400 km de Imola.

 

Por outro lado, comenta-se nos bastidores da F1 que a condensação das atividades em Imola em apenas dois dias visa a uma experimentação a ser analisada para as próximas temporadas na Fórmula 1, como uma forma de reduzir os custos das equipes.

 

PROGRAMAÇÃO DO GP DA EMILIA-ROMAGNA

 

DIA       HORÁRIO (DE BRASÍLIA)  ATIVIDADE

SÁBADO - 31 DE OUTUBRO6HTREINO LIVRE

SÁBADO - 31 DE OUTUBRO10HCLASSIFICAÇÃO

DOMINGO - 1º DE NOVEMBRO 9H10 CORRIDA

 

Imola recebeu F1 27 vezes

O Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, recebeu a Fórmula 1 em 27 ocasiões consecutivas, de 1980 a 2006. No primeiro ano, a pista foi o palco do GP da Itália, enquanto Monza estava em reformas, e, a partir da temporada seguinte, a corrida passou a receber o nome de GP de San Marino, pequeno país encravado na Itália - na F1, os eventos num mesmo país precisam ter uma diferenciação de nome. Agora, a corrida em Imola terá o nome de GP da Emilia-Romagna, região onde fica o autódromo.

 

Nelson Piquet (1980 e 1981) e Ayrton Senna (1988, 1989 e 1991) foram os brasileiros que venceram no circuito italiano. No entanto, em 1994, Imola entrou para a história pelos acidentes fatais do austríaco Roland Ratzenberger e do próprio Senna. As condições de segurança do autódromo foram criticadas, e o circuito passou por uma grande reforma, com a criação de duas chicanes nas curvas onde ocorreram as batidas de Ratzenberger e Senna.

 

A última vez na qual a Fórmula 1 visitou Imola foi em 2006, em prova vencida por Michael Schumacher. Aliás, o alemão é o maior vencedor da pista, em sete oportunidades. Do atual grid da F1, apenas Kimi Raikkonen já correu na pista italiana.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO