Mato Grosso, 29 de Janeiro de 2026
Capa

Famílias dos alunos da Educação Especial são acolhidas pelas equipes escolares da rede municipal

29.01.2026
08:46
FONTE: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • familias

Escutar, acolher e caminhar junto. É com esse propósito que a rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde iniciou o ano letivo, promovendo encontros de acolhimento aos pais e responsáveis dos estudantes da Educação Especial. A iniciativa buscou fortalecer a parceria entre a escola e a família, proporcionando maior tranquilidade para o retorno das aulas.

“Este é um momento para que os pais possam compreender o funcionamento da unidade escolar e seus processos internos, especialmente no caso dos estudantes que estão mudando de etapa e de escola. A Secretaria de Educação entende que esse acolhimento proporciona mais segurança e previsibilidade às famílias, contribuindo para o aprimoramento do trabalho desenvolvido ao longo do ano”, explicou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Em um encontro de escuta e troca, as famílias receberam orientações sobre o período de adaptação escolar, a rotina do aluno e a alimentação oferecida. Também puderam conhecer melhor o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de visitar os ambientes da unidade e conhecer os profissionais da educação que acompanharão o estudante ao longo de todo o ano letivo.

Na ocasião, foi apresentado aos pais como será elaborado o Plano Educacional Individualizado (PEI). O documento pedagógico personalizado tem como objetivo atender às necessidades específicas dos alunos da Educação Especial, definindo metas, estratégias e formas de avaliação adaptadas, garantindo a aprendizagem e o desenvolvimento pleno do estudante.

Antônio César é pai do pequeno Abner, de sete anos, que ingressará na rede municipal. Para ele, a iniciativa da escola foi essencial. “Achei esse momento muito importante, pois demonstra a preocupação dos gestores com os alunos que estão chegando, especialmente os do AEE, como o Abner, que é autista. Todo esse cuidado amoroso com os pais e com as crianças nos traz mais segurança e tranquilidade para deixar ele na escola”.

Uma rede preparada para acolher e transformar

Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 19 salas destinadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), abrangendo desde a etapa da pré-escola até o ensino fundamental.

Vale destacar que as atividades do AEE não substituem a escolarização regular, mas atuam como um complemento na formação de alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades ou superdotação. As ações têm como foco o desenvolvimento da aprendizagem, convivência, comunicação, coordenação motora e da autonomia dos estudantes, sempre respeitando as suas singularidades.

Iniciativas como essa demonstram o preparo da rede municipal de ensino para receber os alunos da Educação Especial e reforçam o compromisso da gestão municipal e da Secretaria de Educação em garantir uma educação inclusiva de qualidade, oferecendo suporte contínuo, acessibilidade e oportunidades para o desenvolvimento integral de todos os estudantes.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO