Mato Grosso, 14 de Maio de 2024
Politica

Fertilidade: idade do pai pode comprometer as chances de engravidar do casal

06.07.2017
08:58
FONTE: Naíma Saleh

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • pai_e_bebe

As mulheres que desejam ser mães sabem bem o que é se sentir pressionada pelo relógio biológico. Depois dos 40, os riscos de anormalidades cromossômicas aumentam para os bebês, há mais risco da mãe sofrer com pré-eclâmpsia, hipertensão arterial e diabetes e as chances de engravidar caem drasticamente. Mas deixar os planos de ter filhos para mais tarde pode pesar também para os homens.

 

Um novo estudo da Universidade de Harvard, em Boston (EUA), comprovou o que os cientistas já desconfiavam: a idade também pode comprometer a fertilidade masculina, sim. Os resultados da pesquisa, que analisou 19 mil fertilizações in vitro (FIV) das tentativas de 7.753 casais ao longo de quatro anos, mostraram que mulheres abaixo dos 30 anos com parceiros na faixa dos 40 aos 42 anos tinham chances de conceber uma criança viva após a FIV de 46%, enquanto as chances com um parceiro na faixa dos 30 aos 35 sobe para 76%. Para mulheres de 40 a 42 anos, cujas taxas de fertilidade são as mais baixas, a idade do parceiro não teve impacto no sucesso da concepção e do nascimento. Já mulheres na faixa dos 30 aos 35 e dos 35 aos 40 apresentaram 54% de chances de ter um bebê quando seus parceiros tinham entre 30 e 35 e 70% de chances quando seus companheiros tinham menos de 30 anos. 

 

A queda da fertilidade também implica em uma qualidade inferior dos espermatozoides, explica o especialista em reprodução humana Mauro Bibancos, mestre em andrologia pela Universidade de Padova (Itália). “Quando diminui a reprodução do homem, aumenta a capacidade do erro genético. Só que é muito difícil determinar limitação de idade no homem, porque muitas vezes depende de fatores externos não de gatilhos genéticos como a menopausa, que demarca a idade fértil das mulheres”, explica.

 

Para Bibancos, a idade pode impactar a qualidade e a produção dos gametas masculinos principalmente por fatores hormonais. “A produção do espermatozoide é feita de acordo com os hormônios. Com o passar dos anos pode haver ter um declínio hormonal, o que faz com que os testículos trabalhem menos para a produção seminal”, completa. Outros fatores como estresse, consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e excesso de peso também podem atrapalhar a produção de espermatozoides.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO