Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Fiocruz assina contrato para transferência de tecnologia da vacina

02.06.2021
09:48
FONTE: Victor Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Sérgio Perez

    Foto: Sérgio Perez

A Fundação Oswaldo Cruz assinou, nessa terça-feira (01), o contrato de transferência de tecnologia da vacina contra covid-19 desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford e pela empresa anglo-sueca AstraZeneca. A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Saúde, em Brasília.

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o contrato é um passo importante para que o Brasil seja autossuficiente na produção da vacina.

 

Desde o mês passado, a Fiocruz fabrica integralmente vacinas no laboratório Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. Ou seja, produz desde a matéria-prima, o IFA, até a o produto finalizado que será enviado para os estados. O contrato é uma formalidade que oficializa a produção e libera a Fiocruz para distribuir as vacinas.

 

Os primeiros lotes já estão prontos e passam por testes de qualidade. A expectativa é que as vacinas 100% nacionais sejam distribuídas a partir do mês de julho.

 

O presidente Jair Bolsonaro participou da solenidade de assinatura do contrato e acrescentou que o país tem potencial para se tornar exportador de vacinas.

 

A transferência de tecnologia faz parte do acordo de encomenda tecnológica que a Fiocruz firmou com Oxford e AstraZeneca em agosto do ano passado. O valor total do contrato foi de R$ 1,9 bilhão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO