Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Fiocruz será inspecionada para fabricar IFA da vacina de Oxford

26.04.2021
09:01
FONTE: Tâmara Freire - Rio de Janeiro

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Biomanguinhos, da Fiocruz, será inspecionado na semana que vem, para que possa fabricar o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina de Oxford/Astrazeneca. O início da produção do IFA- considerado o coração da vacina, responsável pela resposta imunológica no organismo contra o coronavírus - depende de certificação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Atualmente, a Fiocruz está produzindo a vacina a partir do ingrediente importado da China, o que continuará sendo feito ao longo deste primeiro semestre. Mas o acordo firmado com a Astrazeneca prevê a produção 100% nacional a partir da segunda metade do ano. De acordo com o diretor de Biomanguinhos, Maurício Zuma, a negociação para a transferência de tecnologia está em fase final.

 

Com a assinatura do contrato e a certificação da Anvisa, a Fiocruz espera começar os trabalhos já no mês de maio, considerando o longo tempo necessário até que se tenha a vacina pronta, testada e de acordo com os padrões internacionais.

 

 

Após todos esses processos, a previsão é de que os primeiros lotes da vacina 100% nacional sejam entregues ao Programa Nacional de Imunizações no mês de outubro. E somente este ano, a Fiocruz espera fabricar 110 milhões de doses desta maneira, além das 100 milhões que devem ser produzidas com o IFA importado, neste primeiro semestre. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO