Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Fiocruz vai produzir primeiro antiviral oral contra covid-19 no Brasil

06.05.2022
08:18
FONTE: Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Agência Brasil

    Foto: Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz e a farmacêutica americana MSD assinaram um acordo de cooperação tecnológica para a produção, no Brasil, do Molnupiravir, o primeiro antiviral oral para o tratamento da Covid-19. A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, concedeu nesta quarta-feira (04) autorização de uso emergencial no país.

 

Além do Brasil, o medicamento já recebeu aprovação das Agências Reguladoras do Reino Unido e Europeia, além de aprovação também para uso emergencial nos EUA. O fármaco está em uso em 17 países.

 

Por meio do acordo, a Fiocruz passará a ser responsável pela armazenagem, administração, rotulagem, embalagem, testagem, liberação, importação e fornecimento do medicamento para o Sistema Única de Saúde. O acordo prevê, ainda, ensaios clínicos, em parceria com a farmacêutica, para eventual uso do Molnupiravir na prevenção à doença e o início de estudos experimentais da ação do medicamento em outros vírus, também endêmicos no Brasil, como os da dengue e chikungunya.

 

As duas partes já definiram os procedimentos da transferência da tecnologia para produção 100% nacional do fármaco e vão permanecer em diálogo nos próximos dois anos de parceria.

 

Segundo a autorização de uso emergencial concedida pela Anvisa, o antiviral será indicado para o tratamento de pacientes de Covid-19 maiores de 18 anos, que não necessitam de oxigênio suplementar, mas apresentam risco de evolução para a forma grave da doença, exceto mulheres grávidas.

 

 

O uso só será possível mediante prescrição médica.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO