Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

IBGE estima aumento de expectativa de vida sem levar em conta pandemia

26.11.2021
08:16
FONTE: Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

A expectativa de vida do brasileiro subiu para quase 77 anos em 2020, o que representa uma alta de dois meses e 26 dias na comparação com 2019, quando a expectativa era de cerca de 76 anos e meio. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

 

Segundo a pesquisa, a idade foi estimada caso o país não tivesse passado pela pandemia de Covid-19, iniciada em março do ano passado. De acordo com o IBGE, sem considerar os efeitos da Covid-19 no País, a expectativa de vida para os homens, em 2020, seria de aproximadamente 73, e, para as mulheres, 80 anos.

 

A estimativa vem crescendo desde 1940. Naquele ano, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de apenas 45 anos e meio. O que significa que atualmente os brasileiros vivem, em média, 31 anos a mais do que em meados do século passado.

 

 

A expectativa de vida é parte da pesquisa chamada Tábuas de Mortalidade, calculadas a partir de projeções populacionais, baseadas nos dados dos censos demográficos. Um novo conjunto de tábuas de mortalidade será elaborado após a publicação dos resultados do Censo 2022, quando o IBGE terá uma estimativa mais precisa da população exposta ao risco de falecer e dos óbitos observados na última década.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO