Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Inflação de agosto é a maior em duas décadas, aponta IBGE

10.09.2021
08:58
FONTE: Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: EBC - Reprodução Radioagência Nacional

    Foto: EBC - Reprodução Radioagência Nacional

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou alta de 0,87% em agosto, após alta de 0,96% em julho.

 

O resultado, divulgado nesta quinta-feira (09) pelo IBGE, aponta a maior variação para o mês desde desde 2000, quando o índice chegou 1,31%. Com isso, o IPCA acumula alta de 5,67% no ano.

 

O analista, André Felipe Guedes Almeida, responsável pela divulgação do índice, explica que oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo Instituto tiveram alta de preços em agosto, com destaque para os transportes. E o motivo está nas bombas de gasolina.

 

O grupo Habitação também pesou na inflação de agosto, influenciado pela alta de 1,10% nas contas de luz. Além da crise hídrica, houve reajustes tarifários em Vitória, Belém e em uma das concessionárias de São Paulo.

 

O grupo saúde e cuidados pessoais  foi o único com variação negativa, devido à queda de 0,43% nos itens de higiene pessoal. As mensalidades dos planos de saúde recuaram 0,10%.

 

 

O IBGE calcula a inflação oficial brasileira com base na cesta de consumo das famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO