O colorado que passa pelo Beira-Rio já sabe onde encontrará a estátua de Fernandão. O espaço no pátio do estádio foi delimitado no final da última semana para receber a peça, ainda em construção. Para tanto, uma espécie de banner com a imagem do ex-jogador morto em junho foi instalado com a seguinte inscrição: "Aqui será erguida a estátua em homenagem ao nosso eterno capitão...".
O monumento ficará numa espécie de esplanada a ser erguida entre o memorial confeccionado para homenagear o ídolo após sua morte e o museu do clube. A homenagem será inaugurada no dia 17 de dezembro, data em que o título do Mundial de Clubes, na vitória sobre o Barcelona em 2006, faz mais um aniversário.
A estátua é composta por mais de 360 kg de argila e recriará a imagem do capitão erguendo a taça do Mundial. Para sustentação, a escultura tem ferro em seu interior. Somam-se aos materiais cera, borracha, vaselina e resina. O toque final ficará por conta do bronze. A construção é em tamanho real. Dos pés à cabeça, ficou com 1m90cm, embora fique ainda maior por conta dos braços esticados e da presença da taça de Yokohama.
A inspiração para retratar detalhes da expressão do ex-atacante veio através de fotos, vídeos e da ajuda da esposa, Fernanda, e da filha Eloá. Elas opinaram nas mínimas partes do corpo de Fernandão. Desde os dentes até o cabelo e a aliança que ele usou na mão esquerda. A aprovação final ocorreu em 20 de setembro.
A ideia da estátua surgiu logo após a morte do ex-atacante, que ocorreu em um acidente aéreo, no dia 7 de junho. Com o projeto pronto, a homenagem é construída em Itapuã, distrito de Viamão, a cerca de 40 km de Porto Alegre. Desde que iniciaram o trabalho, os artistas receberam três visitas de familiares do ídolo e membros do marketing do clube.
Fernandão “ficará” em Porto Alegre
A ligação de Fernandão e sua família com Porto Alegre fez a esposa Fernanda decidir trazer os restos mortais do ídolo para a capital gaúcha. A viúva vive com os filhos gêmeos Eloá e Enzo desde que ocorreu o acidente que vitimou o ex-camisa 9 colorado.
Ainda não há uma data para que o trâmite seja realizado. A família do ex-jogador precisa resolver algumas pendências burocráticas antes de encaminhar os restos mortais a Porto Alegre, de acordo com um assessor que trabalha com Fernanda.
O corpo de Fernandão foi sepultado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, cidade onde Fernandão nasceu. Ele também defendeu o Goiás no início da carreira. A ideia da família é deixar os restos mortais do ídolo mais próximos dos torcedores do Inter.