Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Inter vive pior série desde queda de Odair, mas mantém pé nas oitavas da Libertadores

30.09.2020
09:27
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Inter vive pior série desde queda de Odair, mas mantém pé nas oitavas da Libertadores

    Eduardo Coudet cumprimenta o técnico do América de Cali, Juan Cruz Real — Foto: Staff Images / Conmebol

O Inter deixa a Colômbia com um pé nas oitavas de final da Libertadores. Mas falaremos da matemática do Grupo E em seguida. Porque o semblante fechado e as respostas curtas de Eduardo Coudet na entrevista coletiva após o empate em 0 a 0 com o América de Cali, nesta terça-feira, dizem mais sobre o momento vivido pelo clube do que a proximidade da classificação.

 

A equipe chegou ao quarto jogo seguido sem vitórias em 2020. As duas derrotas e dois empates são a pior sequência sob o comando do argentino. A última vez em que o Inter ficou tanto tempo sem vencer resultou em demissão de treinador, em outubro de 2019.

 

Após perder a Copa do Brasil, Odair Hellmann até conseguiu uma reação na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, pelo Brasileirão. Mas não resistiu a quatro partidas com os mesmos resultados - dois empates e duas derrotas - e acabou desligado pela diretoria depois de um dolorido revés para o CSA.

 

Já sem treinador, o Inter ainda chegaria a cinco jogos sem vitórias. Os contextos e estágios de trabalho são diferentes.

 

Odair estava no cargo há quase dois anos e chegou a resistir a uma série de cinco partidas sem somar os três pontos ainda em 2018. Coudet, por sua vez, recém completa o nono mês. Mas o Colorado vive atualmente a pior seca desde outubro de 2019.

 

Setembro preocupante

E o momento conturbado vai além dos últimos quatro jogos. O Inter fechou setembro com apenas 37% de aproveitamento em nove partidas - foram duas vitórias, quatro empates e três derrotas. O Colorado perdeu a liderança no Brasileirão e também no Grupo E da Libertadores.

 

O número é ainda mais gritante na comparação com o mês anterior. Em agosto, a equipe somou 75% de aproveitamento, com seis vitórias em oito jogos.

 

A oscilação vem num momento em que o calendário afunila com duas competições simultâneas - e logo serão três - e partidas a cada três dias. De quebra, surgem desfalques e mais desfalques.

 

- Botamos os que tínhamos em melhores condições. Obviamente que assim não quero jogar. Mas hoje é o que podemos jogar. Tentamos melhorar, mas nos seguem passando desgraças, como disse. A lesão de Renzo (Saravia) é o saldo mais negativo desse jogo - disse Coudet após o empate.

 

O setembro do Inter:

9 jogos

2 vitórias

4 empates

3 derrotas

10 gols feitos

10 gols sofridos

37% de aproveitamento

 

Não bastasse tudo isso, o treinador depara com mais um Gre-Nal, o sexto do ano. No próximo sábado, o Inter enfrenta o Grêmio na Arena, às 17h, pela 13ª rodada do Brasileirão.

 

Após quatro derrotas, um empate e nenhum gol marcado em cinco clássicos até aqui, Coudet tenta a primeira vitória para dissipar o ambiente de pressão e cobranças que o cercam. Um novo tropeço pode ser fatal. Mas o presidente Marcelo Medeiros garante que o treinador não está ameaçado no cargo.

 

E a classificação?

Calma, vamos falar disso também. Se há algo de positivo a levar do empate em Cali, ele reside na tabela do Grupo E. Mesmo que tenha perdido a liderança para o Grêmio, já classificado com 10 pontos, o Inter está muito perto da vaga nas oitavas de final da Libertadores

 

O Colorado ocupa a vice-liderança da chave, com oito pontos e saldo de três gols positivos. O América aparece em terceiro, com cinco pontos. A equipe é a única que pode alcançar o Inter. Mas tem saldo de dois gols negativos e precisa tirar um total de cinco gols de diferença.

 

> Os cenários para o Inter garantir a vaga:

Se vencer a Universidad Católica: pode até encerrar na liderança, caso o Grêmio não vença o América

Se empatar: garante a vaga como segundo colocado

Se perder: ainda assim garante a vaga, desde que o América não tire uma diferença de cinco gols de saldo

Os jogos da última rodada estão marcados apenas para 22 de outubro, às 21h30. O Inter enfrenta a Universidad Católica no San Carlos de Apoquindo. O América vai à Arena para o duelo com o Grêmio.

 

Antes, porém, tudo é Gre-Nal (de novo). O Colorado enfrenta o Tricolor no próximo sábado, às 17h, na Arena, pela 13ª rodada do Brasileirão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO