IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO
O Atlético-PR busca o segundo título nacional dos seus 89 anos de história. A primeira conquista, o Campeonato Brasileiro de 2001, teve Alex Mineiro como personagem principal. O ex-atacante marcou oito gols nos últimos quatro jogos, inclusive na final contra o São Caetano, e firmou-se como um dos maiores ídolos da torcida rubro-negra.
Doze anos depois, Alex acompanha o time de longe na busca por outro título nacional, agora da Copa do Brasil de 2013. Com as chuteiras penduradas desde o ano passado, ele é investidor da construção civil em Minas Gerais.
Até 2012, ele ainda jogava futebol de campo, pelo Bairro Alto, que disputava o campeonato amador de Curitiba e está licenciado em 2013. Depois de duas partidas, com um gol logo na estreia, Alex não conseguiu mais viajar para defender o clube por compromissos profissionais em Belo Horizonte.
Agora, o ex-atacante tem jogado apenas futevôlei no quintal de sua casa na capital mineira. E a brincadeira conta com outros ex-jogadores de destaque no cenário nacional, como Nonato (ex-Cruzeiro), Evanílson (que defendeu clubes como Cruzeiro, Atlético-MG e Atlético-PR) e Reinaldo, craque do Galo.
Mesmo de longe, Alex - que passou por clubes como Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras durante a carreira - tem acompanhado o Furacão, finalista da Copa do Brasil. Ele, inclusive, vê semelhanças entre a equipe de 2001 e a atual:
- São dois grandes times e com algumas semelhanças entre 2001 e o time de hoje. O trabalho é bastante parecido. O presidente é o mesmo, o Mario Celso Petraglia, e ele usou o mesmo projeto: apostou em jogadores jovens, em busca de espaço, mesclando com jogadores já experientes. É o grande diferencial da equipe. Em 2001, nós conseguimos concretizar o trabalho com o título. Agora, o Atlético tem que trabalhar forte para conseguir isso também - falou o ex-camisa 9 em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.
Equipe de 2001 revelou, além de Alex, Kleberson, da Seleção
O Atlético-PR de 2001 contava com jogadores experientes, como Flávio e Nem, e jovens ainda em busca de um espaço, como Fabiano e Kleberson. Porém, quem chamou a responsabilidade na reta final e brilhou foi mesmo Alex Mineiro.
Ele marcou um gol nas quartas de final contra o São Paulo, três na semifinal diante do Fluminense e outros quatro nas duas partidas da decisão contra o São Caetano (assista no vídeo acima ao gol e melhores momentos da final). O ex-atacante aposta que Ederson pode brilhar como ele e ser decisivo para a conquista da Copa do Brasil:
- O Ederson vive um momento muito bom. É o artilheiro do time na Copa do Brasil e o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro. Tem condições de fazer os gols decisivos e ajudar o time a conquistar o título. Eu aposto nele. É o momento de, junto com todos os companheiros, assumir essa responsabilidade.
Antes de chegar ao Atlétiico-PR, em 2001, Alex Mineiro já tinha passado por América-MG, Cruzeiro, Vitória, União Barbarense e Bahia. Depois, ele foi para o Tigres-MEX. Na sequência, também defendeu Atlético-MG, Palmeiras e Grêmio. Em 2009, voltou para o Atlético-PR e jogou até o ano seguinte. No ano passado, chegou a fazer duas partidas pelo Bairro Alto, da Suburbana de Curitiba, mas pendurou as chuteiras definitivamente em 2012.
IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO