Mato Grosso, 17 de Abril de 2024
Esportes

Jogo de golfe entra para a história dos recordes brasileiros

16.05.2012
15:05
FONTE: Fátima Pires

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Formado há 23 anos, grupo Catraca participa de torneios e campeonatos no Brasil e exterior
O grupo Catraca quebra o próprio recorde brasileiro e entra novamente para o RankBrasil pelo Jogo de golfe com maior número de participantes. 

No ano de 2003, a equipe conquistou o título com 14 pessoas. Desta vez, 21 golfistas disputaram o XI Catracão, superando a marca anterior com sete novos jogadores.   

O jogo recordista aconteceu em 12 de dezembro de 2011, no Alphaville Graciosa Clube, na cidade de Pinhas, Região Metropolitana de Curitiba – PR. Os participantes jogaram por quase 10 horas, entre 8h15 da manhã até 17h40. 

Argemiro Gomes Filho, vencedor da partida e secretário geral do grupo Catraca, conta que é justamente o tempo a grande diferença entre um jogo normal e um com 21 golfistas. Segundo ele, o golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro pessoas: “Com quatro, a partida dura em média 4h30”. 

A particularidade do esporte, conforme Argemiro, é a ausência de um adversário propriamente dito. “O único adversário do golfista é o campo, uma vez que não há nada que um jogador possa fazer para dificultar o desempenho do outro”, explica. 

Na partida, ganha o jogador que obtiver os melhores resultados. Apesar de um único campeão, o XI Catracão reuniu 21 recordistas brasileiros, que juntos estão comemorando o título. 

“Estabelecer recordes é o sonho de todo atleta e um grande desafio. No nosso caso, é deixar registrado na história do golfe que o grupo Catraca superou sua própria marca”, diz Argemiro. “Que no futuro, novos golfistas tentem quebrar esse recorde”, desafia. 

Além dos 21 jogadores, participaram 21caddies (carregadores das bolsas com os tacos dos golfistas). Também estiveram presentes outras 13 pessoas que apoiaram o evento, responsáveis pela alimentação e bebida, e orientando os jogadores sobre os locais de suas bolas. 

Campeão
Handicap 14 na época (tacadas de bonificação dadas ao jogador menos experiente para serem descontadas ao término do jogo), Argemiro foi o grande vencedor da partida. 

Ele realizou 79 tacadas Gross (número de tacadas dadas por um jogador em uma volta completa no campo), o equivalente a 65 tacadas Net (soma de tacadas descontando-se o handicap).

Segundo o campeão, a vitória é um momento de grande emoção, por se tratar de um jogo de quase 10 horas e pelo princípio da Catraca, de jogar apostando dinheiro, mesmo que pouco. “Além de subir no lugar mais alto do pódio e figurar na galeria dos vencedores do Catracão, ganhei uma graninha da turma”, comemora. 

Entre os momentos marcantes da partida, ele destaca as tacadas engraçadas e as maravilhosas: “Minha tacada máxima foi no buraco 12. Eu fiz um Eagle, ou seja, terminei o buraco com duas tacadas em vez de quatro. O público me aplaudiu e comemorou comigo o feito. Senti-me muito orgulhoso. 

Catraca
O grupo Catraca teve início em 1999, com alguns golfistas que passaram a jogar regularmente no Graciosa Country Club, em Curitiba. Entre eles, estava o jogador Julio Alvarez, que criou e desenvolveu uma nova forma de jogo. 

De acordo com Argemiro, as partidas de golfe sempre foram de ‘press automático’, ou seja, a cada dois buracos ganhos ou perdidos, um novo jogo se abre. A criação de Julio foi ‘press do press’, significando um novo jogo a cada buraco. 

Outro diferencial é a criação de comando de aposta, estabelecendo a primeira letra do nome do jogador e mais um número, que equivale ao valor do jogo ou mais apostas. 

Argemiro conta que, passado algum tempo, os jogadores decidiram criar um nome para este tipo de jogo e de aposta, resultando em ‘Catraca’, que quer dizer uma coisa que puxa a outra. 

“Ao longo destes 23 anos, o grupo foi se transformando, alguns jogadores saíram e muitos outros entraram. Hoje, são 36 membros, que mantêm a tradição da Catraca”, destaca. 

O grupo participa de torneios e campeonatos no Brasil e no exterior. Eles já jogaram no Peru, Argentina, Uruguai, Escócia, EUA, entre outros países: “Temos catraqueiros que já ganharam no golfe o Brasileiro de Sênior e Sul-Americano de Pré-Sênior e Sênior”. 

Catracão
Em 2001, o grupo Catraca teve a ideia de organizar um evento diferente e assim foi criado e jogado o I Catracão, com 12 participantes. No Catracão, todos os golfistas jogam simultaneamente no mesmo buraco, do primeiro ao décimo oitavo. A partida é realizada uma vez por ano, sempre no mês de dezembro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO