Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Juventus retoma busca por sonho europeu em alerta por reta final no Italiano

04.08.2020
08:16
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Juventus retoma busca por sonho europeu em alerta por reta final no Italiano

    Foto: Infoesporte

Hegemônica na Itália, a Juventus tem há alguns anos a Liga dos Campeões como grande meta. E não é diferente na atual temporada, na qual o caminho para a concretização do sonho europeu pode ter sido encurtado com a super fase final em Lisboa. Entretanto, apesar da mudança no formato, não se pode dizer que a torcida está exatamente confiante em uma conquista dias antes da retomada da competição.

 

A Juventus jogará seu futuro na Champions na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), em Turim, quando precisa vencer o Lyon por dois gols de diferença para avançar diretamente às quartas de final, depois de perder por 1 a 0 no jogo de ida. Um novo 1 a 0 leva o duelo para prorrogação (e pênaltis, se necessário), e qualquer outra vitória por um gol, com o Lyon marcando fora de casa, não é suficiente para os italianos. Em meio a este cenário adverso, o time chegará para o duelo em alerta pelo desempenho (e os resultados) na reta final do Campeonato Italiano.

 

- Quando você perde por 1 a 0 no primeiro jogo e tem que jogar em casa, você está em risco. A Juventus levou oito gols nos últimos nove jogos, e Sarri sabe que levar um único gol significa que a Juve precisa marcar três vezes. Os torcedores não estão confiantes agora. Eles mudaram um pouco nos últimos anos. Criticaram muito Massimiliano Allegri desde 2018, e agora estão fazendo o mesmo com Sarri. Eles não acham que o time está pronto para bater três times de alto nível em sequência em Lisboa - analisa o repórter Luca Biancchini, que cobre o clube na "Gazzetta dello Sport".

 

Nos próximos dias, o ge segue publicando análises individuais dos oito times que ainda lutam por vaga nas quartas de final do torneio. Confira o que mudou desde a última vez que a equipe de Turim entrou em campo na Champions e como o time se prepara para a partida de volta.

 

A temporada

Embora tenha conquistado o nono título nacional consecutivo, com duas rodadas de antecedência, a equipe comandada por Maurizio Sarri teve uma campanha um tanto irregular no Campeonato Italiano e contou com o desempenho nada confiável dos rivais para garantir o troféu sem grandes sustos. Ainda assim, terminou a liga apenas um ponto à frente da Inter de Milão - a menor diferença para o vice-campeão desde o início de sua hegemonia, em 2011/12.

 

A campanha de 2019/20 também fica marcada negativamente em comparação aos títulos anteriores em outros aspectos. Os 83 pontos conquistados nas 38 partidas representam a menor marca da equipe nesse período, quando a Juve chegou a somar 102 pontos e ficou 17 pontos acima do vice, na temporada 2013/14.

 

Esta também foi, desde 2011/12, a temporada na Série A em que o time venceu menos jogos, 26 (assim como em 2014/15), e perdeu mais vezes, sete. E a reta final da campanha, na retomada da liga após a paralisação pela pandemia, teve grande peso nestes números.

 

A Juventus venceu apenas seis dos 12 jogos realizados após a paralisação no Campeonato Italiano, tendo perdido quatro deles. O aproveitamento nesse período foi de 55,5%. Se separarmos apenas as oito rodadas finais, foram duas vitórias, dois empates e quatro derrotas - aproveitamento de 33,3%, compatível com equipes que brigam contra o rebaixamento.

 

O combustível para a desconfiança dos fãs começou a aparecer ainda antes da retomada da liga, na Copa Itália. A Juve empatou em 0 a 0 com o Milan na volta da semifinal e, na decisão, voltou a ficar na igualdade sem gols, mas foi derrotada nos pênaltis. Após o vice-campeonato, veio uma sequência de quatro vitórias na retomada da Série A, interrompida por uma derrota de virada por 4 a 2 no clássico contra o Milan.

 

Aquele duelo, com direito a diversas falhas individuais e uma atuação defensiva sem segurança, acabou sendo o prenúncio dos outros tropeços. O time de Sarri precisou correr atrás de um empate contra Atalanta e Sassuolo, venceu a Lazio, perdeu de virada para a Udinese em um apagão do time e triunfou contra a Sampdoria no jogo do título. Depois disso, foi derrotado por Cagliari e Roma em jogos já na chamada marcha lenta, de olho na Champions.

 

- Acho que temos que considerar que estamos vivendo tempos estranhos, com calor (40 graus na Itália agora) e jogos a cada três ou cinco dias. Entretanto, está certo, a Juve mostrou uma performance pobre muitas vezes. Este é um problema que o time tem de tempos em tempos na temporada regular. Muitos jogadores sofreram lesões, e Sarri só conseguiu imprimir seu estilo de futebol parcialmente - afirma Luca Biancchini.

 

Antes e depois da pausa

O duelo de ida contra o Lyon foi o penúltimo realizado pela Juventus antes da paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. Após a retomada, a equipe não teve grandes mudanças, mantendo a formação em 4-3-3. Cuadrado se consolidou como titular na lateral dirieta, com Pjanic, Rabiot e Matuidi (ou Betancur) no meio. No ataque, Cristiano Ronaldo pela esquerda, Dybala centralizado e Bernardeschi alternando com Douglas Costa na direita.

 

Último jogo antes da paralisação: Juventus 2 x 0 Inter de Milão - 08/03/2020

Primeiro jogo pós-pausa: Juventus 0 x 0 Milan - 12/06/2020

Período sem jogos: Três meses e quatro dias

 

Juventus antes da paralisação

O aproveitamento na temporada 2019/20 até março, antes da pausa

Vitórias: 27

Empates: 5

Derrotas: 5

 

Pré-paralisação:

Aproveitamento: 77,4%

Gols marcados: 74

Gols sofridos: 34

 

Juventus depois da paralisação

O aproveitamento na temporada 2019/20 a partir de junho, após a pausa

Vitórias: 6

Empates: 4

Derrotas: 4

 

Pós-paralisação:

Aproveitamento: 52,3%

Gols marcados: 26

Gols sofridos: 18

 

Destaques

Contratado há dois anos para ser o diferencial da Juventus em busca do sonho europeu, Cristiano Ronaldo é quem faz o nível de esperança do torcedor subir neste momento decisivo. O astro do time vem vivendo seu melhor momento desde que desembarcou na Itália e voltou a mostrar o faro de gol de outrora.

 

O luso marcou 31 gols em 33 jogos no Campeonato Italiano e só não foi o artilheiro por conta do desempenho de Ciro Immobile, que brilhou na reta final e foi 35 gols, superando Lewandowski na briga pela Chuteira de Ouro. Com direito a visual nova, Cristiano voltou voando após a paralisação, quando ficou isolado na Ilha da Madeira e chegou a ir ao estádio do Nacional para realizar treinos.

 

Ele marcou 10 gols nos últimos 11 jogos do Campeonato Italiano e foi poupado na rodada final, já de olho na Champions. Acostumado a brilhar e aumentar sua média de gols na reta final da competição europeia, ele tenta melhorar seus números na edição desta temporada, quando marcou apenas duas vezes na fase de grupos. Mas terá menos jogos para isso, com o encurtamento da fase final.

 

Além do português, vêm realizando uma boa temporada o meia Pjanic - que virou alvo do Barcelona e rumará para lá em 2020/21 -, além de Dybala, que marcou 17 vezes e deu 14 assistências na temporada, se consolidando como nome fundamental no ataque junto a Cristian Ronaldo.

 

Desfalques

Maurizio Sarri deve ter dois problemas importantes para montar seu ataque contra o Lyon. O atacante Douglas Costa, que havia voltado a ficar disponível pouco antes da paralisação do futebol na Europa, sofreu uma lesão na coxa direita e é desfalque certo para o duelo da próxima sexta, já que ficará parado por pelo menos duas semanas.

 

Dybala - que chegou a ser infectado pelo novo coronavírus durante o período de isolamento total na Itália - é uma potencial ausência, depois de sofrer lesão na coxa esquerda, confirmada no dia 27. Ele não teve prazo de retorno confirmado pelo clube, deixando em aberto a possibilidade de sua participação contra os franceses.

 

Juventus anuncia que Matuidi e Rugani testaram negativo para coronavírus e estão curados

Sami Khedira também não está disponível para o confronto das oitavas de final, com uma lesão na coxa, sofrida ainda em junho. Ele tem previsão de ficar parado por dois meses, não devendo participar da reta final da Champions, mesmo que o time avance. Um problema muscular também na coxa faz do lateral De Sciglio outro potencial desfalque para a Juve neste confronto.

 

Juventus na Champions

O Guia da Liga dos Campeões 2019/20, publicado pelo ge antes da fase de grupos, apontava a Juventus como uma das maiores candidatas ao título europeu nesta temporada. A equipe de Turim somou 37 pontos na análise, ficando apenas atrás do atual campeão Liverpool - que somou 38, mas caiu nas oitavas de final diante do Atlético de Madrid.

 

Isolamento em hotel e um campo de treino por time: veja como será o protocolo da Champions em Lisboa

E na fase de grupos o time fez jus ao rótulo de favorito, garantindo 16 dos 18 pontos possíveis em uma chave que não era exatamente simples, com Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Lokomotiv Moscou. O único "tropeço" veio contra o duas vezes finalista Atlético de Madrid, fora de casa - depois, foram cinco vitórias. A invencibilidade caiu justamente contra o Lyon, no jogo de ida.

 

Cristiano Ronaldo e companhia se classificaram na primeira colocação do grupo D, com a segunda melhor campanha da fase de grupos, empatada com o PSG e abaixo apenas do Bayern de Munique, que somou 18 pontos. Neste momento, a Juve tem aproveitamento de 76,2% na competição europeia.

 

Atlético de Madrid 2 x 2 Juventus

Juventus 3 x 0 Bayer Leverkusen

Juventus 2 x 1 Lokomotiv

Lokomotiv 1 x 2 Juventus

Juventus 1 x 0 Atlético de Madrid

Bayer Leverkusen 0 x 2 Juventus

Lyon 1 x 0 Juventus

Tentando superar a desconfiança daqueles que creem que a última impressão é a que fica, a Juventus joga a sua sorte na próxima sexta-feira e tenta quebrar um jejum de títulos continentais que dura 14 anos: o time levou a Champions e a Supercopa da Uefa em 1996. O técnico Maurizio Sarri, por sua vez, busca fazer da Liga dos Campeões logo o seu segundo título da carreira - o primeiro foi o Campeonato Italiano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO