Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Política

Lei que facilita a regularização do CAR aos pequenos produtores já está valendo

28.07.2022
09:00
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: ALMT

    Foto: ALMT

Já está em vigor a Lei Complementar de autoria do deputado Eduardo Botelho, do União Brasil, que facilita a obtenção do CAR, Cadastro Ambiental Rural, aos pequenos produtores rurais de Mato Grosso.

 

O objetivo da iniciativa, que foi sancionada este mês, é fomentar a agricultura familiar, com a simplificação da inscrição das pequenas propriedades e assentados no CAR, além da APF, Autorização Provisória de Funcionamento, e manejo.

 

A nova lei autoriza o governo a firmar cooperação técnica com setores do Poder Executivo, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários a Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, para ofertar apoio técnico e jurídico, aos beneficiários, de forma gratuita, garantindo o integral acesso ao procedimento simplificado de inscrição no CAR e a APF ou licença ambiental equivalente da pequena propriedade ou posse rural familiar.

 

Segundo Botelho, esse é mais um passo importante para ajudar as pequenas propriedades, em que seus proprietários enfrentam muita burocracia para, por exemplo, conseguir autorização para fazer a limpeza de pasto, pasto novo ou a reforma dele.

 

O presidente da Assembleia Legislativa disse ainda que a ideia é facilitar a vida do pequeno produtor, para que continuem sobrevivendo nesse setor tão importante para produzir e vender alimentos.

 

 

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, em Mato Grosso existem aproximadamente 105 mil propriedades rurais da agricultura familiar.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO