Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Levantamento mostra que aumentaram os casos de assédio sexual em Mato Grosso

30.10.2020
18:53
FONTE: Secom-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 23597

O número de casos de assédio sexual aumentou em 14% no estado, no ano passado. Mato Grosso é o sexto estado brasileiro com maior número de casos de assédio sexual de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado recentemente.



De acordo com o levantamento, foram registrados em 2019, 365 casos de assédio contra 320, em 2018. A defensora pública, Rosana Leite, conta que muitas mulheres não percebem que estão sendo vítimas de assédio e que isso pode ser diário.



“Nós vivemos em um estado extremamente patriarcal, em um estado machista. Os crimes contra a mulher acontecem de forma natural, muitas nem percebem que estão sendo assediadas, que estão sendo importunadas sexualmente e isso acontece diariamente”, afirma a defensora.


O delegado, Cláudio Sant’ana, explica o que para se enquadrar na lei de assédio sexual, o crime tem que ser praticado por uma relação hierárquica superior à da vítima. “Um exemplo, é o gerente assediar aquela funcionária que trabalha abaixo dele na empresa, assediando, forçando, fazendo convites. Já teve o ‘não’ e ele ultrapassa essa barreira. Isso passa a ser inconveniente”, afirma o delegado.



Em 2018, a importunação sexual começou a ser considerada crime no país.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO