Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Lucas do Rio Verde destaca índices em educação e infraestrutura em apresentação do PDI ao TCE-MT

05.03.2021
08:48
FONTE: Redação com André Garcia Santana | Secretaria de Comunicação/TCE-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ascom Pref LRV

    Foto: Ascom Pref LRV

Com altos índices em critérios relacionados à educação, infraestrutura e assistência social, os municípios de Lucas do Verde e Primavera do Leste apresentaram os balanços das metas estabelecidas pelo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).  Os objetivos, definidos em 2019, foram executados ao longo de 2020 e tiveram os resultados divulgados durante reunião de apresentação na manhã desta terça-feira (2).  

 

Os números dizem respeito à execução do Projeto 1 - Planejamento Estratégico, sob coordenação da Secretaria de Apoio às Unidade Gestoras (Saug) do TCE-MT, e do Projeto 2 - Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI).

 

Na ocasião, o titular da Saug, Ajdair Roque de Arruda, avaliou que o ano de 2021 apresenta inúmeros desafios, especialmente relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 e à crise financeira decorrente dela.

"O Tribunal tem a missão de ajudar os jurisdicionados no que for necessário para fazer uma boa gestão. Sabemos que neste ano o desafio é imenso e um dos meios para se combater os problemas é organizar a administração e trabalhar com toda a equipe no mesmo sentido. Estamos à disposição para o que for necessário", disse.

 

Lucas do Rio Verde

No caso de Lucas do Rio Verde, 83,02%  do total de metas foi alcançado. O município manteve em 100% a cobertura da atenção básica e o alcance de domicílios com água tratada. Já o percentual de vias rurais asfaltadas e em bom estado de conservação, superou os 97%  planejados e chegou a 98,55%.  

 

Além disso, a gestão elevou o percentual de acompanhamento de famílias no Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família  (Paif) proposto pelo Programa, de 26,5%, para 47,42% e aumentou o quantitativo de espaços públicos de lazer e esportivos em bom estado de conservação de 82 para 129.  

 

Com relação ao controle social, vale destacar o índice de comunicação com o cidadão, que bateu os 65% e foi para 81,82%. Neste contexto, a coordenadora do Projeto II, Clenilda Poletto, destacou a importância do controle social. "É um município que sempre tem bons resultados e boa organização. Tenho certeza que em 2021 será ainda melhor".

 

O prefeito, Miguel Vaz, lembrou que já participou da administração como vice-prefeito entre 2013 e 2016 e que, por este motivo, entende a importância da parceria com o TCE-MT. "Estamos de portas abertas e prontos para trabalharmos juntos, para fazer o melhor para o município e seguir um planejamento que traga resultados".

 

O PDI

O PDI tem por objetivo contribuir para a melhoria dos serviços públicos, por meio de práticas que buscam introduzir na administração pública e na sociedade as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, todas elas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

 

Dentre os pontos avaliados estão o cumprimento das metas estabelecidas nos planejamentos estratégicos, bem como a transparência e as ações voltadas para a participação dos cidadãos.

 

 

No total, ele engloba cinco projetos, sendo eles: Projeto 1 - Apoio ao Planejamento Estratégico; Projeto 2 - Incentivo ao acesso à informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 - Orientação por meio de cursos presenciais e à distância; Projeto 4 - Controle Gerencial utilizando o sistema Geoobras; e Projeto 5 - Modernização Institucional.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO