Mato Grosso, 29 de Abril de 2024
Mato Grosso

Lucas do Rio Verde é campeã estadual do "Prêmio Cidade Empreendedora 2024" do Sebrae

12.04.2024
10:51
FONTE: Ascom Prefeitura

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • pref_lrv_2

No cenário do empreendedorismo, Lucas do Rio Verde se destaca como exemplo de inovação e desenvolvimento socioeconômico. Nesta semana, a Prefeitura conquistou a 1ª colocação na etapa estadual do “Prêmio Cidade Empreendedora 2024”. O Município também conquistou a 3ª colocação na categoria "Sala do Empreendedor". As duas categorias fazem parte do "Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora", uma iniciativa que reconhece os municípios que estimulam o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento local. 

 

Localizada no coração de Mato Grosso, Lucas do Rio Verde se tornou um polo de referência para empreendedores de diversos setores, com o seu ecossistema de inovação, o “InPacto Lucas”. Seu ambiente favorável aos negócios contribuiu significativamente para essa conquista.

 

Um dos principais pilares do sucesso de Lucas do Rio Verde é o apoio ativo do poder público ao empreendedorismo. 

 

“É uma grande alegria receber esses prêmios. Nos últimos anos, testemunhamos um crescimento notável no número de abertura de empresas. Este "boom" empreendedor não é uma coincidência, mas sim o resultado de um ambiente favorável aos negócios que temos trabalhado arduamente para criar. Temos investido em infraestrutura, em programas de capacitação e apoio aos empreendedores, oferecendo recursos e orientação para transformar ideias em empreendimentos bem-sucedidos. Além disso, estabelecemos parcerias estratégicas com instituições educacionais e organizações locais para fomentar a cultura empreendedora e capacitar os luverdenses para seguirem seus sonhos e criarem um impacto positivo em nossa comunidade”, destacou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz. 

 

A diversificação da economia local é outro fator crucial. Agricultura, indústria, comércio e serviços coexistem e se fortalecem mutuamente, impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável da região.

 

O reconhecimento do "Prêmio Cidade Empreendedora" mostra o compromisso de Lucas do Rio Verde em promover um ambiente favorável aos negócios e ao empreendedorismo. “Esta conquista não só enaltece os esforços da comunidade local e do setor público, mas também valida o compromisso de nosso Município em apoiar e promover o espírito empreendedor. Estamos orgulhosos de nossa cidade empreendedora e comprometidos em continuar apoiando o seu desenvolvimento e expansão”, comemorou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

 

Ações do poder público que fazem de Lucas do Rio Verde uma Cidade Empreendedora.

 

Mais de 2.000 pessoas impactadas diretamente pelo programa “InPacto Lucas”, e 200 envolvidas na cocriação dos primeiros 12 projetos do ecossistema luverdense de inovação com participação de representantes de toda a sociedade, como trabalhadores das iniciativas públicas, privadas e educacionais. Projetos desenhados colaborativamente que estão diretamente nos pilares da “Green Economy”, como Saúde Digital, Green School, Agro 4.0, Crédito Verde, entre outros. A formação de trabalhadores pelo “Qualifica Lucas”, o foco no desenvolvimento econômico do município e o forte envolvimento do setor privado é refletido no aumento de 25% de valor adicionado pelas indústrias/per capita é de 27% no número de carteiras assinadas a partir de 2021.

 

Através das parcerias estratégicas firmadas para a capacitação dos nossos trabalhadores rurais, já qualificamos mais de 100 pessoas para uma melhor gestão de seus negócios, que se reflete no aumento de 10% na renda bruta dos pequenos produtores a partir de 2022 e melhora em sua qualidade de vida. Este resultado também está relacionado com os expressivos investimentos feitos pela gestão para proporcionar infraestrutura como com um caminhão equipado com câmara fria, sala de manipulação, mini CEASA, além de câmaras de congelamento instaladas nos dois “Mercados do Produtor” em operação (um novo e outro modernizado), que possibilitam que eles possam atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos Municipal com mais de 15 toneladas de frutas e legumes e 30 mil maços de folhas e temperos. 

 

Fortalecimento dos agricultores familiares que se unificaram em cooperativa e associação, para utilizarem de recursos como: a patrulha agrícola, onde a gestão municipal coloca à disposição mais de 500 horas anuais de maquinários como tratores, niveladoras e equipamentos como a plantadeira para auxiliar os agricultores nos serviços rurais; o programa “Frutifica Lucas”, no qual o Município faz a distribuição de mudas frutíferas de acordo com a vocação dos pequenos agricultores, com mais de 70 mil mudas distribuídas; o fomento da cadeia do mel com o lançamento do programa “Apilucas” em 2022, que já ofereceu duas capacitações em parceria com o Senar, assistência técnica, distribuição de caixas e ração proteica para as colmeias e auxilia aos produtores cadastrados com questões gerenciais.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO