Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Lucas do Rio Verde registra aumento nas notificações de dengue e zika em 2019

15.01.2020
08:58
FONTE: Ascom Prefeitura/ Daniela Meinerz

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O aumento é de mais de 300% comparado ao ano de 2018 - Foto: Vigilância Sanitária

    O aumento é de mais de 300% comparado ao ano de 2018 - Foto: Vigilância Sanitária

Em 2019, no período de janeiro a dezembro, a Secretaria de Saúde registrou 516 notificações de Dengue, 11 de Chikungunia e 29 de Zika, um aumento de 300% comparado ao ano de 2018, onde foram registrados 129 notificações de Dengue e 22 de Zika.

 

Segundo a secretaria, a solução é conscientizar a população para eliminar os criadouros do mosquito com o objetivo de evitar o avanço das doenças no município. Para isso, os moradores estão recebendo orientações e, se forem encontrados focos, os agentes já fazem a eliminação dos criadouros do mosquito.

 

De acordo com a Vigilância em Saúde, mesmo com todos os trabalhos de conscientização ainda são encontrados muitos focos do mosquito. Os lugares mais comuns são em recipientes de água, ralos, áreas e garagens.

 

A prefeitura realiza mutirões de limpeza e trabalhos de conscientização durante o ano, buscando medidas de combater os criadouros do mosquito, mas mesmo assim, os números são alarmantes. Além disso, Secretaria de Saúde conta com vários agentes de endemias que fazem as visitas nas residências e auxiliam nos cuidados necessários.

 

Vários municípios do país estão sob a ameaça de epidemia. Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue registrados no Brasil foi considerado o mais alto da série histórica. De janeiro a dezembro, foram registrados mais de 1,5 milhões de notificações, a maioria concentrada no Centro– Oeste e Sudeste.

 

Em Lucas, os bairros com mais registros de notificações foram: Jardim das Palmeiras (57), Alvorada (54), Bandeirantes (39), Cidade Nova (37), Rio Verde (37).

 

A população pode fazer denúncias pelo aplicativo Lucas Cidadão, onde é possível registrar uma foto e marcar a localização. O aplicativo está disponível nas lojas do celulares Android e IOS. Se preferir pode ligar na Ouvidoria pelo 0800 646-4004. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO