Mato Grosso, 17 de Junho de 2025
Saúde

Lucas do Rio Verde registra quase 200 casos de dengue e mais de 390 de chicungunha em 2025

14.06.2025
06:39
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • foto_de_mosquito_imagem_de_mosquito_mosquito_da_dengue_780x520

De janeiro até o dia 11 de junho de 2025, Lucas do Rio Verde já registrou 1.346 notificações de dengue, das quais 194 casos foram confirmados e um evoluiu para óbito. A vítima foi uma idosa acamada, que apresentava outras comorbidades e teve o estado de saúde agravado pela infecção.

No mesmo período, o número de notificações de chicungunha foi ainda maior: 1.549. Desse total, 396 casos foram confirmados e 896 seguem como prováveis, aguardando resultado laboratorial.

A principal preocupação com a chicungunha, segundo a Vigilância Epidemiológica, é que os sintomas costumam persistir por mais tempo, dificultando a realização de tarefas rotineiras e exigindo acompanhamento médico contínuo.

Mesmo com a chegada do período de estiagem, tradicionalmente associado à redução de casos, a Vigilância Epidemiológica alerta para a necessidade de a população manter os cuidados básicos de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças. Eliminar água parada, manter quintais limpos e descartar corretamente recipientes que acumulam água são atitudes essenciais para conter o avanço das arboviroses no município.

As autoridades de saúde seguem monitorando os casos e reforçam a importância de procurar atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas, como febre alta, dores nas articulações, manchas pelo corpo e mal-estar geral.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO