Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Lucas do Rio Verde tem a melhor educação do Centro-oeste, aponta Instituto Alfa e Beto

20.04.2015
20:24
FONTE: Assessoria/Ley Magalhães

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A educação municipal de Lucas do Rio Verde foi apontada pela organização não governamental, Instituto Alfa e Beto, como um dos municípios com melhor desempenho do Brasil. A ONG de grande credibilidade criou o prêmio Prefeito Nota 10 com o objetivo de incentivar as prefeituras a melhorarem a qualidade da educação de suas cidades.

O instituto utiliza como base os resultados obtidos na Prova Brasil, exame do governo federal que avalia estudantes ao final dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e que influenciam na formação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Os organizadores da Alfa e Beto, após avaliarem os resultados, estiveram em março aqui Lucas do Rio Verde e verificaram todas as iniciativas pedagógicas que visam melhorar a educação. O mesmo procedimento aconteceu em outros 12 municípios e desses foram classificados quatro municípios brasileiros que além dos números, o instituto teve como critério o diferencial pedagógico e a educação em rede classificando assim o município de Brejo Santo, no Estado do Ceará, como o melhor do país.

Brejo Santo que teve uma elevação considerável na avaliação das provas de português e matemática, saindo de um sofrível aproveitamento de menos de 70% dos alunos, em 2013 começou a virar o jogo e na última Prova Brasil alcançou a nota de 9.2 e devido a isso foi o grande vencedor nacional.

Lucas do Rio Verde conquistou o primeiro lugar da região Centro-Oeste. Também foram classificados por região outros dois municípios, sendo um no Sul e outro no Sudeste. Infelizmente nenhum município da região Norte conseguiu responder aos critérios do Instituto. O prefeito Otaviano Pivetta receberá uma menção honrosa pela classificação do município.

A notícia teve repercussão estadual e nacional. A revista Veja desta semana destacou a iniciativa da ONG, e Lucas do Rio Verde está no gráfico da classificação com os números apurados. A secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, faz uma análise dessa busca contínua pela excelência. “Com o resultado que nós obtivemos, percebemos o quanto os esforços valem a pena e que não se consegue em apenas um mês ou um ano, é preciso esforço continuo”, lembra Elaine e completa que “ o resultado da proficiência do Ideb é um desafio, porque nosso município recebe crianças de toda parte do país, e por isso instigamos nossos profissionais a dar o melhor de si”.

A secretária Elaine Lovatel ficou muito feliz com a classificação, mas reforça a necessidade do envolvimento de todos nessa luta diária pela boa educação para os resultados melhorem cada vez mais. “Ficamos com a menção honrosa, mas nossa meta agora é ter o primeiro lugar. É ver nosso município no topo da lista e com empenho de pais e professores eu posso afirmar que nós conseguiremos e teremos voos ainda mais altos na nossa educação”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO