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Diversos moradores do bairro Pioneiro, em Lucas do Rio Verde, manifestaram preocupação e reclamaram dos valores das contas cobradas pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Em boa parte dos casos os valores dobraram ou até mais.
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Um dos moradores comentou, em grupos de mensagem instantânea que reúne moradores do Pioneiro, que a fatura saiu da média de R$ 70 para R$ 120. Ele garante que os hábitos dos moradores de sua residência não mudaram em relação aos meses anteriores para justificar esse aumento. “É o mesmo consumo de sempre, por isso achei estranho”, comentou, afirmando que desistiu de procurar explicações junto ao SAAE. “Porque já sei o q vão dizer, a desculpa é sempre a mesma”, reclama.
Outra moradora listou os valores pagos nos últimos meses para comparar com a fatura que chegou às suas mãos na última semana. O valor pago em maio foi R$ 48,38. No mês seguinte passou para R$ 62,38 e agora saltou R$ 71,18. Ela garante que não mudou a rotina, já que mora ela e o marido.
O casal abriu mão de ir reclamar o aumento. Recentemente, eles tiveram que parcelar uma conta de cerca de R$ 900. Na ocasião, técnicos da autarquia chegaram a inspecionar a residência, não identificando vazamentos ou defeitos na tubulação que justificasse consumo atípico. Contudo, a empresa manteve a cobrança e substituiu o cavalete e hidrômetro, mesmo sem requisição dos moradores que reclamam estar pagando por algo que não reivindicaram. “Porque eles trocaram? Quem pediu? Qual a necessidade da troca, sem autorização?”, indagou.
Os relatos de faturas que saltaram de R$ 200 para mais de R$ 400 e outros valores maiores são comuns.
Consumo
Procurado pelo ExpressoMT, o diretor do SAAE, Joao Pagotto, justificou que o aumento nas fatures ocorre por conta de aumento no consumo dos usuários. “Em médio aumentou 25% o aumento de consumo”, pontuou Pagotto, acrescentando que ‘pode ter havido aumento se foi trocado os hidrômetros não sei se é o caso’.
De acordo com o responsável pelo SAAE, o preço praticado é o mesmo desde 02/01 desse ano.
Pagotto reforça que, normalmente quando clientes vão até a autarquia, verifica-se que o aumente de consumo aumentou muito. “É só o consumidor ver quanto gastava até abril e ver quanto está gastando agora aí ela logo percebe que o valor que vem a mais e devido ao consumo”, orienta.
Estiagem
Como a região inicia um período de estiagem, o diretor do SAAE orienta que os consumidores devem usar o produto com economia. Ele observa que neste período sempre há o aumento de consumo devido ao calor e alguns hábitos como aguar plantas e outras situações que variam de caso a caso. “Usar sempre com prudência, pois de nossa parte estamos trabalhando para que não falte água rede e com pressão suficiente para atender as mais de 25 mil ligações”, conclui.
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