Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Maio Laranja alerta sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes

11.05.2022
08:14
FONTE: Renata Rocha*, estagiária da Rádio Cultura FM de Belém

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Agência Brasil

    Foto: Agência Brasil

O projeto Maio Laranja foi criado para conscientizar a população sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. O principal alerta é a importância de estabelecer um diálogo saudável com os pequenos sobre a sexualidade.

 

Lala Fonseca, psicóloga e especialista em terapia comportamental cognitiva explica sobre a campanha: "É de extrema importância, pois esse é um tema de tabu na nossa sociedade. Falar sobre sexo em geral é um tema delicado e aí a gente deixa de falar as vezes por vergonha, e aí o que que acaba acontecendo: as nossas crianças não ficam sabendo por nós, que somos os responsáveis por elas."

 

De acordo com o Panorama da Violência Letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de até 19 anos foram assassinados no Brasil. A média foi de sete mil por ano.

 

No período de 2017 a 2020 e 180 mil jovens sofreram violência sexual com média de 45 mil casos por ano.  A consequência desse tipo de episódio traumático são adultos que se sentem extremamente constrangidos e angustiados em diversas situações.

 

 

A psicóloga Lala Fonseca explica que é preciso manter um diálogo aberto entre as crianças e os pais."É super importante a gente perceber que a criança quando ela está passando por uma situação dessas ela se torna muitas vezes envergonhada. Ela tem vergonha do corpo, ela tem vergonha de mostrar, ela tem vergonha de expor ou ela tem vergonha de ver. Se antes ela não tinha essa vergonha ou ela não tinha esse retraimento em relação à sexualidade e ela passa a ter, isso já é um sinal de que está acontecendo alguma coisa diferente."

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO