Mato Grosso, 09 de Janeiro de 2026
Mato Grosso

Maior ponte de Mato Grosso avança 60% no Rio Juruena

08.01.2026
10:56
FONTE: CenárioMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • maior_ponte

Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), a construção da ponte sobre o Rio Juruena, que será a maior do Estado, atingiu 60% de execução. A obra, com extensão de 1.410 metros e investimento de R$ 269,6 milhões, promete transformar a logística no Noroeste do Mato Grosso.

O projeto da Sinfra-MT inclui, além da ponte principal, o asfaltamento de 59 km da rodovia MT-208 e a construção de três outras pontes de 25, 30 e 50 metros. Segundo nota oficial, todas as frentes de serviço já foram iniciadas, com equipes atuando simultaneamente em diferentes trechos.

Integração regional e logística

A ponte ligará os municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, passando pelo distrito de Japuranã, oferecendo uma rota totalmente asfaltada que conecta Aripuanã, Colniza, Guarantã do Norte e a BR-163. Atualmente, a travessia do Rio Juruena depende de uma balsa, que leva cerca de uma hora, apresenta restrições noturnas e demanda espera por vagas.

“Essa é uma obra que promove a integração da região Noroeste e faz justiça com a população local, que há muito tempo espera por melhorias na logística e a possibilidade de se deslocar com segurança para outros municípios mato-grossenses”, declarou Marcelo de Oliveira, secretário de Infraestrutura.

Comparativo e relevância

Atualmente, a maior ponte de Mato Grosso é a da MT-419, entre Carlinda e Novo Mundo, com 692 metros. A ponte sobre o Rio Juruena terá mais que o dobro dessa extensão, equivalente a cinco Arenas Pantanal ou à soma das cinco pontes que conectam os perímetros urbanos de Cuiabá e Várzea Grande. Especialistas em engenharia civil ouvidos pelo governo destacam que a dimensão da obra exige planejamento avançado em logística e segurança durante a execução.Esportes MT

O projeto visa ainda fomentar o transporte de produtos agrícolas e minérios, potencializando a economia regional e reduzindo custos logísticos, conforme dados do Governo do Estado de Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO