Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Max Russi pede que transplantados sejam incluídos no grupo prioritário para vacinação contra Covid-19

30.03.2021
09:03
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Assessoria

    Foto: Assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, pediu ao governo do Estado que inclua os pacientes transplantados de Mato Grosso, no Plano Estadual de Imunização, contra a Covid-19.

 

No estado, conforme dados da Central de Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde, existem duas mil trezentas e 52 pessoas transplantadas. Sendo dois mil e 24 procedimentos de córnea, 283 renais, 38 hepáticos, seis de medula óssea e um de pulmão.

 

Russi disse que o pedido também se baseia, em estudos científicos que mostram maior letalidade da doença, e que por isso, ele defende que esse grupo de pessoas sejam incluídas na primeira fase da vacinação.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Órgãos, a taxa de letalidade da população geral, que mede a porcentagem de pessoas infectadas que evoluem para óbito, por coronavírus é de 2,4%.

 

Já em pessoas que receberam transplante de órgãos, esse número gira em torno de 20%. Além disso, todos nessa condição de transplante, precisam tomar medicamentos imunossupressores pelo resto da vida para evitar a rejeição do órgão.

 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, José Garcia, esses medicamentos debilitam o sistema imunológico, tornando esses pacientes mais vulneráveis a infecções. Por isso, a infecção por Covid-19 nesse grupo tende a ser mais grave e daí a urgência em serem imunizados.

 

 

Max Russi também pediu ao governo do Estado, que inclua no Plano Estadual de Imunização, os trabalhadores que realizam a coleta de lixo hospitalar, polícia militar, bombeiro militar, polícia civil, professores, atendentes de supermercados, frentistas, agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de endemias e agentes funerários.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO