IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO
Uma novidade pode ajudar a garantir mais sangue para os estoques dos hemocentros de todo o país.
O Ministério da Saúde anunciou um aplicativo para incentivar a doação voluntária de sangue.
O Hemovida é um aplicativo que está integrado ao ConecteSUS e entre outras funcionalidades, facilita a busca pela rede saúde mais próxima onde são realizadas doações.
Também dá para baixar a carteira do doador, onde consta o tipo sanguíneo e a data da última doação.
Além disso, o aplicativo traz todas as regras para ser um doador e permite que o usuário convide amigos para doar também.
Em campanha nas redes sociais, o Ministério da Saúde tem reforçado a importância de manter os estoques de sangue abastecidos, especialmente no período de férias e festas de fim de ano.
Lembrando que, no Brasil, a doação é 100% voluntária. O sangue doado é utilizado nos atendimentos de urgências, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doença que necessitam de transfusão.
No nosso país, menos de duas em cada 100 pessoas doam sangue regularmente, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes.
De acordo com o Ministério da Saúde, embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela OMS, os esforços são sempre para aumentar esse índice.
No Brasil, pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Para doar, não pode estar de jejum e nem ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
Após doado, o sangue é processado e são realizados diversos exames para garantir a segurança de quem vai receber.
Cada doação pode ajudar a salvar a vida de até 4 pessoas.
IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO