Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Missão internacional de compradores visita fazendas e usinas beneficiadoras de algodão de Mato Grosso

09.08.2022
09:29
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Agência Brasil

    Foto: Agência Brasil

Fazendas e usinas beneficiadoras de algodão localizadas no interior de Mato Grosso receberam, nesta última semana, uma comitiva de representantes da indústria têxtil de países asiáticos e do México durante a “Missão Compradores 2022”.

 

O grupo, formado por 21 pessoas, pode acompanhar de perto alguns processos de desenvolvimento da cultura, como a colheita e beneficiamento. 

 

O evento, que é organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, tem como objetivo mostrar aos principais compradores da fibra do mundo, que a produção agrícola no estado atende a todos os critérios socioambientais.

 

Além, é claro, de fomentar a compra do produto brasileiro, que tem o estado como o principal produtor. 

 

A comitiva, formada por representantes de indústrias de Bangladesh, Coréia do Sul, Paquistão, Turquia, Vietnã e México, visitou as propriedades e usinas algodoeiras localizadas nos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste e Sorriso.

 

Pela primeira vez no Brasil, o paquistanês Adil Bashir, representante da Suraj Cotton Mills, disse que estava impressionado com o que viu. 

 

Ele observou que o Paquistão consome um grande volume do algodão brasileiro, tanto que chegou a ser o segundo maior cliente do País.

 

Adil afirmou ainda que a parceria comercial, que já dura 15 anos, deve crescer ainda mais, após conhecerem as etapas realizadas nas fazendas e usinas algodoeiras para que o item chegue com qualidade no mercado externo.

 

Já o presidente da Ampa, Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão, Paulo Sérgio Aguiar, explicou que o grupo que integrou a Missão Compradores representa as maiores indústrias de fiação do mundo e, juntos, têm um potencial de compra de 900 mil toneladas de algodão.

 

Ou seja, mais da metade do que é exportado pelo Brasil, que se aproxima de um milhão e 700 mil toneladas ao ano.

 

 

Para o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, a visita ajuda a melhorar a imagem do setor e abre portas para aumentar os volumes de negociações.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO