Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Mourão diz que há espaço para comércio com a China crescer ainda mais

24.05.2022
08:52
FONTE: Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Agência Brasil

    Foto: Agência Brasil

Aumentar o valor agregado dos três produtos brasileiros mais exportados para a China: petróleo, minério de ferro e soja. Esse é um dos objetivos do governo brasileiro anunciado nesta segunda-feira (23) pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Ele comentou os assuntos após reunião da Cosban, a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação.

 

O vice-presidente destacou a importância do comércio entre os dois países e acrescentou que há espaço para essa relação crescer ainda mais.

 

Mourão falou também sobre o Plano Estratégico firmado entre Brasil e China, que trata de cooperação nas áreas de comércio, agricultura, saúde, comunicação, infraestrutura e sustentabilidade.

 

Para se ter ideia do crescimento dos negócios entre os dois países, em 2001, o comércio Brasil-China ultrapassou três bilhões de dólares. Em 2019, esse valor foi 30 vezes maior: 98 bilhões de dólares. Hamilton Mourão comentou sobre esses dados.

 

 

Lembrando que as relações entre Brasil e China foram estabelecidas em 1974, com abertura de embaixadas nos dois países. Trinta anos mais tarde, em 2004, foi criada a Cosban, que é copresidida pelos vice-presidentes do Brasil e da China. E em 2012, a China tornou-se o principal fornecedor de produtos importados pelo Brasil.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO