Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

MT está no período do vazio sanitário do algodão; Indea começa fiscalização em propriedades

04.10.2021
08:32
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Secom MT

    Foto: Secom MT

O Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, começou a fiscalizar as propriedades produtoras de algodão.

 

O início da ação ocorreu na sexta-feira, quando começou o período de vazio sanitário do algodoeiro.

 

O vazio sanitário é uma medida fitossanitária que visa a prevenção da proliferação de pragas, em especial o bicudo-do-algodoeiro, principal inseto que afeta a cultura.

 

Mato Grosso está dividido em duas grandes regiões, sendo a Região Um, que vai do Sul até o Vale do Araguaia e tem o período de vazio de primeiro de outubro até 30 de novembro, e Região Dois, que abrange o Norte e o Oeste, que tem o período de vazio sanitário de 15 de outubro até 14 de dezembro.

 

Durante o vazio sanitário é proibida a existência de plantas vivas de algodão com risco fitossanitário, que são as tigueras acima do estágio V3, as plantas rebrotadas com mais de quatro folhas por broto ou plantas que possuam estruturas reprodutivas.

 

Em 2021, a previsão é fiscalizar pelo menos duas vezes cada uma das 702 propriedades produtoras de algodão do Estado, durante o período de vazio sanitário.

 

 

O descumprimento da medida fitossanitária pode acarretar aplicação de multa ao produtor rural, no montante de 30 Unidades Padrão Fiscal, mais duas UPFs por hectare, além do comprometimento da produção das propriedades na safra seguinte.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO