Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

MT tem 35 entre 100 municípios mais ricos do agronegócio

06.01.2022
10:03
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

O Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgou a lista dos 100 municípios brasileiros mais ricos do agronegócio.

A maior parte das cidades com maior valor da Produção Agrícola Municipal em 2020, está em Mato Grosso, são 35 municípios.

A liderança ficou com Sorriso, que teve cinco bilhões e 300 milhões de reais em valor de produção no ano passado, e é o município mais rico do país.

Depois, aparecem: Mato Grosso do Sul, com 13 cidades, Goiás, com 10, Bahia, nove, Minas Gerais, tem oito municípios, São Paulo, seis, Pará e Paraná, com quatro cada um, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Sul, dois, e Pernambuco, Brasília e Tocantins, um município cada.

Os 100 municípios classificados geraram em 2020 um valor da produção de mais de 151 bilhões de reais.

O destaque desses municípios se dá pelo elevado valor da produção agropecuária e pelo valor do PIB, Produto Interno Bruto municipal.

Em Mato Grosso, a agropecuária tem participação relevante no PIB do estado, estimada em 21,36%.

Sorriso, que é o líder na geração de valor, a agropecuária representa 26,65% do PIB do município, e Sapezal, líder na produção de algodão representa 53,17% do valor do PIB municipal.

Soja, algodão e milho são os principais produtos responsáveis pelo sucesso desses municípios, pois carregam elevados níveis de tecnologia e de produtividade.

Do valor da produção obtido pelo município de Sorriso em 2020, 52% foi pela soja e 32% pelo milho.

O município de Sapezal, maior produtor de algodão herbáceo do país, teve 35,5 % de seu faturamento vindo da soja e 54,4 % do algodão herbáceo.

Os dez municípios mato-grossenses mais ricos do agronegócio são:  Sorriso, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Diamantino, Campo Verde, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Querência.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO